14 janeiro 2020

O que a ABseed e a Order enxergaram na Leads2b para investir R$ 10 milhões na startup

Com a rodada, a startup de Curitiba vai subsidiar a oferta de uma versão gratuita de seu software de prospecção de clientes baseado na nuvem

A Leads2b, startup de Curitiba responsável por uma plataforma de prospecção de clientes baseada na nuvem, acaba de receber um aporte no valor de R$ 10 milhões. O montante foi dividido entre os fundos brasileiros ABseed e Order.

Antes dessa cifra, a empresa já havia captado R$ 4,5 milhões em duas rodadas, que contaram com a participação de investidores-anjo e do Grupo Bonin, holding familiar com sede na capital paranaense e dona de negócios como a empresa de cosméticos Beauty Color.

“As duas primeiras rodadas tiveram como motivação a mudança na nossa proposta e a necessidade de validar nosso modelo de negócio”, diz Eduardo Langowski, CEO e cofundador da Leads2b. “Agora, queremos consolidar nossa expansão nacional.”

Fundada no fim de 2016, a Leads2b tem como carro-chefe uma ferramenta de prospecção de clientes e de inteligência comercial, mais voltada ao mercado de pequenas e médias empresas. No recorte usado pela startup, encaixam-se nesse perfil as companhias com faturamento mensal a partir de R$ 50 mil.

Além de automatizar rotinas da área comercial e de exercer as funções de um sistema de gestão de clientes, o chamado CRM, a plataforma B2B conta com um banco de dados que traz informações de 99,8% das empresas com atuação no País.

Composto por meio de um mapeamento realizado por robôs junto a fontes públicas, privadas e governamentais, a ferramenta inclui detalhes como os responsáveis pela decisão de compra em cada uma dessas companhias.

O sistema estrutura as informações coletadas com a aplicação de algoritmos de inteligência artificial e de estatísticas, desenvolvidos pela própria startup. E a partir dessa base, sugere os clientes potenciais mais aderentes ao perfil de cada empresa usuária da plataforma, bem como aqueles com maior frequência na compra de produtos e serviços.

Para chegar a esse match, a ferramenta usa diversos parâmetros, entre eles, a comparação com a própria base atual de clientes de cada companhia. Ao mesmo tempo, os usuários podem identificar novos segmentos de empresas compradoras por meio de filtros como localização, porte e movimentação econômica. “Na prática, nós damos o filet mignon para a área comercial”, explica Langowski.

Dentro de casa
Para validar esse modelo, um dos primeiros passos da Leads2b foi adotar a plataforma em suas próprias operações. Embora não revele números consolidados, o empreendedor diz que a companhia cresceu cinco vezes apenas em 2019.

Sócio do ABseed, Franco Zanette destaca que um dos aspectos que chamaram a atenção do fundo foi o fato de a startup oferecer aos seus clientes um modelo que contempla o processo de aquisição de receitas de ponta a ponta, em um único software.

“É uma máquina que já está muito bem validada e azeitada”, diz Zanette. “Há alguns paralelos no mercado, mas que ainda estão em formação”, observa, em uma referência a empresas como a americana HubSpot e a brasileira Resultados Digitais.

Geraldo Melzer, também sócio do ABseed, complementa: “Nós olhamos 600 negócios nos últimos três anos. E a Leads2b está, com certeza, entre os top 5 do que vimos nesse período”, afirma.

Ao lado de fatores como visão de mercado e time de gestores, Melzer ressalta que a startup mantém uma taxa de crescimento mensal de receita recorrente acima de 15%. “Esse contexto dá uma previsibilidade muito grande ao negócio.”

Baseada no modelo de software como serviço, a Leads2b entrega a plataforma por meio de três planos de assinatura mensal, que custam, respectivamente, R$ 249, R$ 697 e R$ 1.397. Atualmente, a empresa conta com uma base de mais de mil clientes, com nomes como PicPay, iFood e Fundação Dom Cabral... Leia mais em neofeed 14/01/2020


14 janeiro 2020



0 comentários: