18 dezembro 2019

Barba, cabelo e... digital: a guinada da Dr. Jones

A Dr. Jones — marca de produtos de beleza para homens — acaba de levantar uma rodada de seed money para financiar uma transformação completa do seu modelo de negócios: de marca tradicional de varejo para uma empresa 'direct to consumer', com foco no digital.

A captação foi liderada pela Astella Investimentos, que ficou com 10% do capital da startup, e ainda teve participação do IgniteXL, um fundo do Vale do Silício especializado em marcas de beleza. Os dois fundadores — um ex-banker e um ex-trader da tesouraria do Itaú BBA — ainda são donos de 70% da empresa.

A transformação da Dr. Jones começou em novembro, quando a empresa retirou a marca de todos os canais de distribuição não-proprietários, incluindo plataformas de ecommerce como Netshoes e Dafiti e grandes redes de farmácias.

Agora, todo esforço de venda será num e-commerce próprio, que acaba de ser reformulado para oferecer também um clube de assinatura. Os recursos da capitalização serão usados para marketing digital, conteúdos educativos e para reforçar a equipe.

A Dr. Jones quer seguir os passos das americanas Dollar Shave Club e Harry’s, casos de sucesso no D2C que acabaram vendidas para líderes do setor: a primeira para a Unilever, e a segunda, para a Edgewell.  Uma outra marca, a Hims, tem apenas dois anos e já é um unicórnio: vende produtos para o ‘bem estar sexual’ — como remédios para disfunção erétil e pílulas anticoncepcionais — além de produtos para queda de cabelo e skin care....

Para ganhar massa crítica e recorrência, a Dr. Jones comprou em maio a Home Shave Club, um clube de assinatura de lâminas de barbear que tem 2 mil assinantes. A ideia é que o produto seja a porta de entrada para o restante do portfólio da marca... Leia mais em braziljournal 17/12/2019
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Dr. Jones adquire Home Shave Clube e entra no mercado de lâminas

A Dr. Jones, marca brasileira de higiene e beleza masculina, anuncia a aquisição do Home Shave Club, o primeiro e maior serviço de assinaturas de lâminas de barbear do Brasil.

Com a compra, amplia seus canais de distribuição que já incluem lojas próprias, e-commerce, barbearias, perfumarias e farmácias.  Os produtos da Dr. Jones para a barba agora passam também a ser distribuídos para mais de 250 cidades brasileiras onde o Home Shave Club possui membros assinantes ativos, nos planos mensal, bimestral e trimestral.

“Desde que fundamos a Dr. Jones nosso objetivo sempre foi oferecer a solução completa de higiene e beleza para o homem brasileiro. Com essa aquisição,c completamos nossa linha de produtos com uma lâmina de barbear exclusiva de alta performance, e transformamos a empresa na “solução completa” com o serviço de assinaturas e entrega recorrente. Vamos chegar na casa dos nossos consumidores todos os meses, entendendo as demandas e interesses do homem brasileiro em relação a beleza e higiene pessoal. ”, explica Guilherme Campos, fundador da Dr. Jones.

A aquisição marca também a entrada da Dr. Jones no mercado de lâmina de barbear que é uma das maiores categorias de HPPC masculino no Brasil, um segmento que faturou em 2017 R$2,3 bilhões de acordo com a consultoria Euromonitor. O Brasil é o segundo maior mercado para beleza masculina no mundo, atrás apenas dos EUA. O setor atingiu R$ 21,8 bilhões em 2018, tendo crescido cerca e 70% em um período de cinco anos. As previsões da consultoria são de que em 2022, o Brasil deverá alcançar 20% de participação global, com vendas de mais de US$ 8 bilhões.

Nos EUA, líder mundial na categoria masculina, movimentos similares foram feitos por grandes empresas de bens de consumo. As duas principais startups de assinatura de lâminas e produtos de barbear foram compradas em aquisições bilionárias nos últimos 3 anos. Em 2016 a Unilever concluiu a aquisição do DollarShave Club por US$1 bilhão, e em 9 de maio de 2019 sua principal concorrente Harry’s  foi vendida para a EdgewellPersonalCare (dona de marcas como Banana Boat, WetOnes e Schick) por US$ 1,37 bilhão. As aquisições mostram o interesse dos grandes grupos de consumo no mercado masculino e também o potencial do modelo de distribuição recorrente e“directtoconsumer”.

Fundada em 2013 por Guilherme Campos e André Popoutchi, a Dr. Jones foi pioneira no Brasil em atender as necessidades e preferências do “novo homem”, com produtos que vão desde microesfoliante facial e shampoo para a barba até um gel redutor de gordura abdominal.
.. leia mais em cosmeticinnovation em 03/06/2019


18 dezembro 2019



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