23 outubro 2019

Para Nestlé, Brasil agora está melhor do que os vizinhos

A operação da Nestlé no Brasil desponta em crescimento neste ano, em comparação com outros países da América Latina, disse Laurent Freixe, vice-presidente global da fabricante de alimentos, responsável pela região das Américas.

“Nos últimos anos, a situação no Brasil não era fácil e o resto da América Latina ia bem. Agora o Brasil está mostrando dinamismo e o resto da América Latina está instável. O Brasil é o país da região que apresenta melhor potencial agora”, afirmou.

O executivo disse que ficou surpreso com a mudança rápida no cenário do Chile. Freixe também destacou as instabilidades no Equador e na Argentina, além dos problemas econômicos na Venezuela.

De acordo com ele, o Brasil é o maior mercado para a Nestlé na América Latina, superando em muito as vendas do México. No mundo, o país está entre os quatro maiores mercados da companhia.

Em chocolates, o Brasil é o país que mais consome produtos da Nestlé. Neste ano, a companhia investiu R$ 250 milhões na fábrica em Caçapava (SP) para colocar em operação uma segunda linha de produção de KitKat. A unidade abastece o mercado brasileiro e outros países da América Latina.

Sem citar números, Freixe disse que as vendas crescem no país e que espera seguir em expansão em 2020. “Estamos muito animados com o mercado brasileiro, especialmente em chocolates. Vemos oportunidades para crescer também em outras categorias, como cafés e ração animal”, afirmou.

No ano passado, a Nestlé faturou R$ 13,75 bilhões no Brasil, uma queda de 1, 89% em relação ao ano anterior.

Neste ano, para se aproximar do consumidor e testar inovações, a companhia está reforçando a abertura de lojas (temporárias ou permanentes). No mundo, as vendas diretas da Nestlé ao consumidor movimentam de US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões por ano, enquanto a receita total da companhia gira em torno de US$ 90 bilhões.

No Brasil, a companhia abriu, desde janeiro, 16 lojas Nescafé com parceiros, um quiosque Moça no Shopping Santa Cruz, uma loja temporária Garoto no Shopping Vitória, uma loja temporária Ícones by chocobot no Morumbi Shopping e um Empório Nestlé, além das 9 lojas Nestlé nas fábricas que possui. Ontem, a multinacional inaugurou no Morumbi Shopping, em São Paulo, uma loja permanente da marca Kit Kat, a primeira na América Latina.

Na unidade, os consumidores têm à disposição 17 sabores de Kit Kat produzidos no Brasil, além de linhas importadas. Os clientes podem personalizar seu chocolate, colocando diferentes coberturas, imprimindo com corantes naturais nomes, frases e até retratos, entre outras novidades. A loja também tem uma área com cafés e drinques que combinam as marcas Nespresso e Kit Kat.

“Existe hoje uma grande demanda dos consumidores em interagir com as marcas, personalizar produtos, experimentar diferentes sabores e formatos. A loja permite essa aproximação com o consumidor, nos possibilita entender melhor suas demandas e testar inovações”, afirmou Freixe. As vendas nessas lojas, segundo o executivo, são complementares ao varejo tradicional.

“Nossos consumidores querem poder comprar em diferentes canais, querem experiências personalizadas. E nós precisamos nos adaptar para atender os consumidores com mais agilidade”, afirmou Freixe.

O executivo acrescentou que a companhia busca adotar um modelo de negócio menos engessado. “Hoje somos conhecidos por sermos gigantes, mas queremos ser rápidos, ágeis, criativos. Para isso estamos dando mais autonomia para as operações locais da Nestlé inovarem”, disse.

Ele citou como exemplo o desenvolvimento no Brasil do serviço de entrega personalizada de cápsulas de café Dolce Gusto. O serviço robotizado foi criado aqui e exportado para outros países.

A Nestlé não divulga o valor investido na abertura da primeira loja permanente da Kit Kat. A companhia havia aberto uma loja temporária no Morumbi Shopping em agosto, que continuará funcionando até o fim deste mês.

Freixe disse que a companhia pretende abrir outras lojas permanentes da marca no país, mas não divulgou um número específico. “Vamos ver como vai evoluir essa unidade. Mas, certamente vamos ter mais lojas. O Brasil é o mercado mais importante para a marca Kit Kat na América Latina e é o terceiro no mundo..Valor Econômico  Leia mais em portal.newsnet 23/10/2019

23 outubro 2019



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