27 outubro 2019

Startup de tecnologia que detecta sinais de AVC recebe US$ 50 milhões

Problema de saúde mata mais de 140 mil pessoas ao ano nos Estados Unidos

Uma startup que usa inteligência artificial para prever sinais de AVC (acidente vascular cerebral) recebeu um aporte de 50 milhões de dólares em uma série B de investimentos para expandir sua atuação. Hoje, a empresa tem escritórios em São Francisco (EUA) e em Tel-Aviv (Israel). A rodada foi liderada pela firma de investimentos em tecnologia Greennoaks, com a participação do fundo GV de capital de risco da Alphabet (dona do Google) e do Kleiner Perkins, fundo que investe em empresas de saúde.

Chamada Viz.ai, a startup foi fundada em 2016, em São Francisco. Sua tecnologia utiliza algoritmos de aprendizagem de máquina (que imitam o processo de aprendizagem humano, mas com eficiência de máquina) para analisar imagens cerebrais e detectar grandes oclusões de vasos sanguíneos, ligadas a um tipo debilitante de AVC.

Ao encontrar sinais que precedem um AVC, o sistema da Viz.ai alerta médicos. Como em outras doenças, quanto antes o caso for tratado, maiores são as chances de um quadro positivo para o paciente. Além da saúde, a tecnologia ajuda a reduzir os custos da hospitalização para pacientes.

O sistema da Viz.ai é aprovado pela Federal Drug Administration, órgão nacional de regulação do setor de saúde, e é usado atualmente em 300 hospitais nos Estados Unidos. A startup já havia captado 10 milhões de dólares em financiamento e 21 milhões de dólares em investimentos em uma rodada de série A, realizada em 2018.

Nos Estados Unidos, país-sede da empresa, uma pessoa é vítima de um AVC a cada 40 segundos, levando a 140 mil mortes anualmente, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo americano... Leia mais em exame 27/10/2019


27 outubro 2019



0 comentários: