20 outubro 2019

Insurtechs: saibam como funcionam as novas seguradoras do mercado

Insurtech é a mistura de insurance (seguros, em inglês) com tech, de technology (tecnologia, em inglês). Da mesma forma que as fintechs, que atuam no setor financeiro, as novas startups têm surgido no mercado de seguros nos últimos anos e oferecem seguros de saúde, de celulares e para passageiros e motoristas de aplicativos. Algumas apólices, de microseguro, custam R$ 5,00.

"Insurtechs são startups com foco em tecnologia que têm uma grande capacidade de aprender e atacar oportunidades de inovação dentro do ecossistema de seguros", resume Daniel Hatkoff, Fundador e CEO da Pitzi. Da mesma forma que as Fintechs, que estão inovando no mercado financeiro, a burocracia é um dos principais elementos que as Insurtechs prometem reduzir.

Distribuição

Basicamente é a forma ou os canais escolhidos para se vender o produto de seguro, de plataformas online a ofertas diretas ao consumidor.

Inovação de produto

São novas maneiras de pensar ou oferecer esse tipo um seguro, como microsseguros ou seguros intermitentes.

Experiência do consumidor

Visa "repensar a interação com o consumidor final e sua jornada para criar uma experiência única e uma marca forte.

Redução de custos

Que tem como foco tornar as operações do ramo de seguros mais eficientes e rentáveis.

Principais Insurtechs brasileiras

No Brasil, de acordo com o Daniel Hatkoff, o modelo mais popularmente estabelecido por empresas no ramo é o de distribuição, com vários negócios dedicado à comparação de preços ou venda direta ao consumidor. “Por outro lado, quase ninguém está tentando transformar radicalmente os produtos de seguros no país, algo que também é uma realidade lá fora".

  • Pitzi atua no ramo de celulares

Fundada em 2012, a Pitzi trabalha em parceria com seguradoras do país para garantir proteção para celulares. As ofertas abrangem qualquer coisa que possa acontecer com o aparelho, como quedas, problemas com água ou até mesmo falhas internas, com seguros a partir de R$ 5.

  • A Minuto Seguros compara preços

Fundada em 2011, a empresa funciona como uma corretora online. O serviço é um tipo de catálogo, que permite ao usuário buscar por planos diversos e comparar preços. Os produtos cadastrados na plataforma são oferecidos por seguradoras parceiras e a startup já contabiliza cerca de 480 mil apólices vendidas.

  • 88 Insurtech foca em motoristas e usuários de aplicativos

Oferece um aplicativo baseado em blockchain que permite o usuário contratar seguros para celular, tanto tradicionais quanto especiais focado em passageiros e motoristas de aplicativos como 99, Lady Driver e Vá de Taxi. A startup também permite que seguradoras possam se cadastrar e oferecer seus serviços a usuários, no melhor estilo Uber.

  • Ciclic oferece seguro viagem

A empresa oferece desde 2017, uma plataforma de proteção que conta com seguros (incluindo seguro viagem), serviços e previdência privada. Eles também promovem o projeto Open Insurance, que visa unir players do mercado (outras startups, insurtechs, seguradoras e corretoras), com o intuito de promover a troca de conhecimento e desenvolver o ecossistema do mercado de seguros brasileiro.

  • Tô Garantido atua no ramo de saúde

Por meio de uso de Inteligência Artificial e Big Data, a startup é focada na oferta de seguros e serviços de saúde. Com pacotes de seguros, a ideia é oferecer proteção para situações de doenças ou incapacidade. Também é possível agendar consultas médicas e exames por meio da plataforma... Leia mais em yahoo 20/10/2019

20 outubro 2019



0 comentários: