26 novembro 2018

WPP vai unir Wunderman e J. Walter Thompson

Em movimento semelhante ao da junção da VML com Y&R, holding segue enxugando seu portfólio; nova operação levará nome de Wunderman Thompson

O WPP decidiu unir as operações da J. Walter Thompson com as da Wunderman. A informação, noticiada primeiramente pelo Ad Week – que obteve a confirmação com um porta-voz da holding – foi confirmada pela companhia em comunicado enviado na manhã desta segunda-feira, 26.

A possibilidade da junção entre as duas grandes redes de publicidade foi antecipada na edição 1835 de Meio & Mensagem, de 5 de novembro deste ano. A reportagem obteve informações de que, após resultados abaixo do esperado e queda abrupta no valor das ações, o WPP se apressava para tentar reverter o cenário desfavorável, agravado pela perda da maior parte da conta da Ford.

O plano de enxugamento de portfólio avaliava a viabilidade da fusão entre Thompson e Wunderman, seguindo a mesma lógica da fusão de VML com a Y&R, anunciada em setembro último – com a cultura digital da menor rede se sobrepondo à maior.

De acordo com o comunicado, a nova operação levará o nome de Wunderman Thompson e será uma fornecedora  criatividade, tecnologia, dados e serviços de comunicação em escala global. A nova operação terá como CEO Mel Edwards, que em setembro deste ano foi nomeada por Mark Read, CEO do WPP, como a nova CEO global da Wunderman. Já Tamara Ingram, CEO global da J. Walter thompson, será chairman da operação resultante da fusão.

No texto oficial, Mark Read elogiou a fusão. “A Wunderman Thompson é uma combinação formidável, que reúne as capacidades que nossos clientes estão exigindo – criatividade premiada, juntamente com profunda especialização em tecnologia, dados e e-commerce.

Os clientes querem mais simplificação de seus parceiros e esse desenvolvimento, como outros do WPP, foi desenvolvida para remodelar nossa empresa em torno das necessidades deles. É uma ótima notícia para nossos clientes que poderemos combinar o melhor da JWT e da Wunderman em uma única agência e é uma notícia o WPP, pois isso nos permitirá competir de maneira eficaz nos setores com mais oportunidades de crescimento no futuro”, declarou Read.

Em todo o mundo, a nova agência terá um time de 20 mil funcionários, distribuídos em 200 escritórios localizados em 90 mercados. A expectativa é de que o WPP apresente uma nova identidade visual da Wunderman Thompson nos próximos dias.

Com 60 anos de mercado, a Wunderman tem sede em Nova York, onde nasceu com foco em marketing direto, e foi uma das empresas que conseguiram se transformar após o advento da internet e se firmar como referência na junção de dados e criatividade. Atualmente, sua equipe reúne 9,2 mil criativos, cientistas de dados, estrategistas e tecnólogos em 200 escritórios de 70 países.

Já a J. Walter Thompson é a mais antiga agência de publicidade do mundo entre as grandes marcas ainda em atividade. O início remota a 1864, quando, em meio à guerra civil norte-americana, o ex-marinheiro William James Carlton começou a comprar e vender espaços em jornais por meio da Carlton & Smith. Em 1877, a empresa ganhou um novo controlador: James Walter Thompson, que a comprou por US$ 500. A J. Walter Thompson foi a primeira multinacional do setor a se instalar no Brasil, em 1929. Também sediada em Nova York, a rede mantém mais de 200 escritórios em mais de 90 países, nos quais empresa mais de dez mil profissionais.

Ainda não se sabe quais serão os desdobramentos da fusão no Brasil. No escritório local da Wunderman, há um ano o comando está com o CEO Pedro Reiss, escolhido para o posto pelo próprio Mark Read, que o foi buscar na Fbiz, também controlada pelo WPP. Reiss estava há 17 anos na agência brasileira comprada pela holding em 2011.

No Grupo JWT, os principais executivos no País são Stefano Zunino, CEO na América Latina e chief transformation officer worldwide, Ezra Geld, chief strategy officer do Grupo JWT, e Ricardo John, CEO da J. Walter Thompson — sendo que os dois últimos foram oficializados nos cargos atuais no mês passado.

O Grupo JWT foi, entre os globais presentes no País, um dos que mais deram passos em direção à cultura digital nos últimos anos no País, formando um conjunto de especialidades que inclui outras seis empresas: Mirum (digital), i-Cherry (search), Mutato (conteúdo), Blinks (mídia de performance e programática), Try (user experience e design) e Enext (consultoria de e-commerce e marketing cloud).

A Wunderman também fez uma aquisição recente: a Pmweb, que atua na área de inteligência de dados há 20 anos e foi comprada no início de 2017 pelo WPP para ampliar o escopo de atuação da Wunderman no ambiente digital. Por Alexandre Zaghi Lemos e Jonas Furtado Leia mais em meioemensagem 26/11/2018

26 novembro 2018



0 comentários: