23 novembro 2018

BNDES ainda tem mais R$4 bi em participações acionárias para vender em 2018

O BNDES terá de vender mais 4 bilhões de reais em participações em empresas até o final do ano para cumprir a projeção de 12 bilhões de reais a serem levantados em 2018 divulgada nesta quinta-feira pelo presidente do banco de fomento, Dyogo Oliveira.

O executivo informou durante evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro que até outubro as vendas de participações acionárias detidas pelo BNDES totalizaram cerca de 8 bilhões de reais.

Oliveira afirmou que a venda se dará de forma criteriosa e cuidadosa para garantir que não haja prejuízo nas operações do banco.

O presidente do BNDES afirmou que o banco não precisa estar em empresas de grande porte como Vale, JBS e Eletrobras, uma vez que elas podem obter recursos sem ajuda o banco.

O dinheiro gerado pela venda de participações será realocado em empresas menores, mas com potencial de crescimento, afirmou o presidente do BNDES.

"A presença do BNDES nessas empresas não faz sentido hoje", disse Oliveira.

O presidente do BNDES afirmou ainda que o banco conversando com instituições financeiras que atuam como repassadores de recursos para micro, pequenas e médias empresas para dividir o risco das operação com essas instituições, em um arranjo que pode ficar pronto até o final deste ano.

Atualmente, 100 por cento do risco fica com o agente repassador do dinheiro do BNDES. O banco, segundo Oliveira, poderia assumir até 30 por cento do risco do repasse.

"Isso funcionará como incentivo para que o agente rode mais a carteira e vai facilitar o acesso dos tomadores já que o agente terá menos risco", disse ele. Por Rodrigo Viga Gaier (Reuters) - Leia mais em dci 22/11/2018

23 novembro 2018



0 comentários: