19 maio 2017

BCE faz apelo por mais fusões entre bancos no continente

O Banco Central Europeu (BCE) fez um apelo para que os bancos da zona do euro se engajem mais em fusões e aquisições de instituições de outros países dentro do continente, tornando assim o sistema financeiro local mais integrado.

A falta de integração concentra os riscos e prejudica a capacidade da instituição fazer política monetária, afirmou o BCE em um relatório publicado hoje.

A moeda única é vista como uma forma de encorajar a emergência de grandes emprestadores pan-europeus. No entanto, muitas instituições recuaram para dentro das fronteiras nacionais após a crise financeira de 2008.

"O compartilhamento de risco entre países ainda é pequeno", alertou o BCE. Isso significa que choques econômicos em países individuais passam diretamente para o consumo e crescimento, ao invés de serem compartilhados pela região.

Mario Draghi, presidente da instituição, tem repetidamente alertado que o bloco tem bancos demais e que emprestadores são ineficientes. O setor bancário europeu é grande relativamente ao dos EUA, uma vez que muitas empresas locais se financiam diretamente com essas instituições ao invés dos mercados financeiros. Fonte: Dow Jones Newswires. Estadão Conteúdo Leia mais em dci 19/05/2017

19 maio 2017



0 comentários: