12 dezembro 2016

Philips venderá Lumileds para grupo americano por US$ 1,5 bi

Acordo avalia a participação da Lumileds em cerca de 2 bilhões de dólares, incluindo dívidas

A Philips venderá sua participação de 80,1 por cento na Lumileds, sua unidade voltada para componentes de LED e iluminação de automóveis, para a norte-americana Apollo por 1,5 bilhão de dólares, informou nesta segunda-feira.

O acordo avalia a Lumileds em cerca de 2 bilhões de dólares, incluindo dívidas, disse a Philips, e deve ser fechado na primeira metade de 2017, dependendo da aprovação por parte de órgãos reguladores.

A venda da Lumileds é o último passo de um plano de duas partes da Philips para venda dos negócios de iluminação, depois da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua principal divisão de iluminação, a Philips Lighting, em maio.

Uma tentativa anterior de vender a Lumileds para um grupo de investidores asiáticos por 3,3 bilhões de dólares fracassou, depois que o governo norte-americano barrou o acordo sob alegação de preocupações quanto à segurança nacional.

O porta-voz da Philips Steve Klink reconheceu que o preço mais baixo é decepcionante. “O que podemos fazer?”, disse Klink. “Achamos ser um preço bom nas atuais circunstâncias”, completou.

A Lumileds, sediada em San José, na Califórnia, atua como uma companhia legalmente separada da Philips desde 2015. No terceiro trimestre de 2016, a empresa reportou lucro de 101 milhões de euros, ante 86 milhões de euros no mesmo período de 2015.

A Philips informou que a Lumileds tinha vendas anuais de cerca de 2 bilhões de dólares, com 9 mil funcionários. Leia mais em exame 12/12/2016


12 dezembro 2016



0 comentários: