Fazer amizade com os adversários é muito mais vantajoso que arriscado
Ao contrário do que se pensa, a concorrência pode gerar informações valiosasÀ primeira vista pode até parecer desaconselhável ficar muito próximo da concorrência. Mas manter aqueles companheiros de fora por perto pode ser uma benção para os negócios, diz Adelaide Lancaster, co-autora de The Big Enough Company e co-fundadora de In Good Company Workplaces, empresa de consultoria para as mulheres empresárias em Nova York.
O livro, escrito com Amy Abrams, parceira de negócios de Lancaster, aponta que, ao consultar outros proprietários de empresas, mesmo (ou especialmente) que eles ofereçam produtos ou serviços semelhantes, você pode ter acesso a informações críticas para gerenciar seu próprio negócio. As dicas foram publicadas na revista Inc.
Encontrar maneiras de trabalhar junto
No mínimo, faça contato com os concorrentes para permanecer no topo das tendências da indústria. Dessa forma, você pode avaliar como o seu próprio desempenho se compara ao dos outros. Essa informação é crítica, especialmente em tempos econômicos difíceis.
Muitas vezes, essa informação pode ajudar você a descobrir oportunidades mutuamente benéficas. Por exemplo, Lancaster descobriu que vários de suas clientes que possuíam lojas de roupas para mulheres no mesmo bairro em New York City haviam começado a fazer promoção depois de enfrentar uma queda de 30% nas vendas anuais.
Defina melhor o seu mercado
Conhecer seus concorrentes pode ajudá-lo a definir melhor a proposta de seu próprio negócio. Mesmo que as empresas tenham ofertas semelhantes, muitas vezes elas diferem em seu enfoque ou propósito fundamental. Saber quais são essas distinções permitirá esclarecer aos clientes o que faz de seu negócio algo único.
Lancaster descobriu que seu relacionamento com outras redes de mulheres empresárias, por exemplo, ajudou ela e Abrams a agilizar os seus próprios serviços. Como a In Good Company Workplaces atende a clientes com as empresas já estabelecidas, ela muitas vezes indica aspirantes a empreendedores a outras redes. E muitas desses empresárias voltam para a In Good Company Workplaces quando suas empresas já estão maduras, diz ela.
É aconselhável mostrar aos concorrentes todas as suas cartas no jogo?
Embora defenda a formação de tantas conexões com a indústria quanto possível, Lancaster reconhece que alguns elos podem ser mais difíceis de forjar. Se a sua empresa depende da liderança de mercado, por exemplo, provavelmente não será viável desenvolver uma relação estreita com uma upstart que seja a pedra no seu sapato.
Mas na maioria dos casos, buscar um relacionamento com seus pares da indústria tem mais vantagens que desvantagem. “O maior desafio que vejo nos empresários com os quais trabalhamos é que eles se isolam”, diz. “Muitas vezes, eles estão reinventando a roda.”
A decisão final é sempre sua
Lancaster, contudo, faz uma ressalva: apesar do fato de que os concorrentes possam gerar informações valiosas, tome cuidado para não deixar que esses dados tenham muita influência sobre seus próprios planos.
“Você não deve traçar sua rota conforme seus concorrentes”, explica. “Você precisa obter respostas claras para isso por conta própria. Precisa pesar os dados de fora que tenha coletado, antes de tomar qualquer decisão urgente. Em última instância, suas escolhas devem ter relação com suas próprias motivações e objetivos. Siga em vez de conduzir."
Fonte:epocanegocios02/12/2011
02 dezembro 2011
Mantenha seus adversários por perto. Você pode sair ganhando
sexta-feira, dezembro 02, 2011
Governança Corporativa, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA
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Ruy Moura
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