27 dezembro 2011

CCP investe em shopping centers para dobrar de tamanho em três anos

Depois de ser conhecida pelos escritórios 'inteligentes', a Cyrela Commercial Properties (CCP) vai focar em shopping centers. Em três anos, a empresa planeja mais que dobrar de tamanho. Serão incorporados 300 mil metros quadrados de novos empreendimentos, a maioria da área destinada a shoppings. Hoje, a companhia tem 205 mil metros quadrados de área locada, a maior parte de escritórios de alto padrão.

'Vemos mais oportunidades de crescimento no setor de shoppings e de galpões logísticos do que nos escritórios' afirma o presidente da empresa, Roberto Perroni. Ele ressalta que essa decisão não quer dizer que a companhia tenha abandonado o segmento de escritórios. 'A participação maior continuará sendo de escritórios, mas o crescimento virá dos shoppings.'

O que está ocorrendo hoje, observa o executivo, é que se tornou muito difícil encontrar terrenos em regiões nobres de São Paulo e Rio para erguer edifícios de escritórios de alto padrão.

Com essa mudança de foco, a distribuição da receita da companhia com locação, que foi de R$ 122,4 milhões até o terceiro trimestre deste ano, vai mudar. Atualmente, 67% do seu faturamento é proveniente de aluguéis de escritórios, 24% da locação de shoppings e 6% com galpões logísticos. Em três anos, a fatia da renda de aluguéis de shoppings sobe para 32% e os galpões vão deter 18% do faturamento. Em contrapartida, a participação dos escritórios recua para 48%.

Apesar do esfriamento da economia, o executivo diz que as perspectivas para o comércio continuam favoráveis, porque a renda e o emprego, que são os combustíveis do consumo, se mantêm fortalecidos. 'Existem 100 cidades brasileiras que comportariam shoppings. Temos muito campo para crescer', afirma Perroni.

Hoje a CCP tem dois shoppings em operação (Gran Plaza Shopping, em Santo André, e Shopping D, em São Paulo) e cinco em construção - Shopping Metropolitano Barra da Tijuca (RJ), Shopping Cidade de São Paulo (na avenida Paulista), Tietê Plaza (Marginal Tietê), Shopping Estação BH (Belo Horizonte) e Parque Shopping Belém (PA). Esses empreendimentos têm inaugurações previstas entre o segundo trimestre do ano que vem e o segundo trimestre de 2015. O investimento nesses cinco shoppings e na expansão do Grand Plaza é de R$ 400 milhões. Parte dessa cifra já foi aplicada, diz Perroni.

Segundo o diretor de Novos Negócios de Shoppings, Francisco de Paula Pereira, a empresa está olhando áreas nas zonas Leste e Sul de São Paulo para construir mais um shopping. 'No ano que vem, queremos ter mais um shopping em São Paulo', diz. Até o fim deste ano, será anunciado outro shopping no Centro -Oeste do País, segundo ele.

De carona no bom desempenho do varejo, Perroni diz que outro segmento de destaque dentro da companhia será o de galpões logísticos. Com o crescimento das lojas físicas e, principalmente, do comércio eletrônico, as redes varejistas precisam de grandes áreas localizadas estrategicamente perto de cidades importantes para poder agilizar a entrega dos produtos. Hoje, a empresa tem três centros logísticos em construção.Por MÁRCIA DE CHIARA,
Fonte:estadao27/12/2011

27 dezembro 2011



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