10 junho 2011

Ongoing compra empresa que conquistou o eBay

IBT está a desenvolver projecto de Internet em tempo real para gigante dos leilões 'online'. Tecnologia é única no mundo.

A Ongoing acaba de comprar uma das mais promissoras empresas portuguesas de tecnologia, que está a trabalhar com a norte-americana eBay num sistema revolucionário de Internet em tempo real. A empresa chama-se IBT, existe desde 1997 e no último ano desenvolveu uma tecnologia única no mundo, que já lhe garantiu duas patentes nos EUA.

"A Internet, por incrível que pareça, é online mas não é em tempo real", explica ao DN André Parreira, fundador da IBT e mentor deste projecto. O que a nova tecnologia da empresa permite é, por exemplo, que um site de cotações de Bolsa registe as mudanças ao milisegundo ou que uma notícia seja visível num site à medida que vai sendo escrita. Deixa de ser necessário fazer F5 para refrescar ou clicar em ligações.

"Estamos perante uma revolução na Internet. É a web 3.0", resume André Parreira, revelando que a empresa já está a realizar 20 projectos-piloto em empresas nacionais e internacionais. A receptividade foi tão grande que a IBT decidiu abrir um escritório em São Francisco, de onde irá gerir as operações nos EUA.

O produto final será chamado Power Marketing e pode ser usado para quase tudo. Imagine que entra numa loja online para comprar sabonetes. Como tudo é em tempo real, o sistema pode identificá-lo de imediato como um dos melhores clientes e oferecer, só a si, um desconto de 20% nos produtos mais recentes. Também saberá se está a entrar usando o Google Chrome ou um iPhone e adequar as ofertas a essa experiência. Outra hipótese é fazer um site em que os preços mudam ao segundo, conforme a oferta e a procura, imitando o sistema dos mercados financeiros. E no caso da publicidade, um anúncio pode ser mudado conforme a reacção em tempo real que os cibernautas tenham assim que entram na página.

Tudo isto pode ser gerido por pessoas, por sistemas automáticos ou um misto dos dois. Por exemplo, a empresa pode criar um filtro em que ordena: "sempre que dez clientes estejam cinco minutos a vaguear no site sem comprar nada, oferecer um voucher de 10 euros".
Fonte: DNBolsa 10/06/2011

10 junho 2011



0 comentários: