29 junho 2011

Private equity deve ser cada vez mais atuante em IPO.

Os fundos de private equity devem ter um papel cada vez mais importante nas ofertas de ações realizadas no mercado brasileiro. A avaliação é de Fabio Nazari, sócio responsável pela area de mercado de capitais do BTG Pactual. “Os fundos são tanto uma fonte importante de recursos para as companhias como para a oxigenação do mercado como um todo”, defende.

Nazari lembra que o País tem recebido um grande volume de recursos de fundos, e é natural imaginar que em algum momento os investidores sairão das posições adquiridas. Uma das alternativas é justamente o IPO. “É difícil dizer apenas quando ocorrerá esse movimento”, diz.

Para analistas, a venda de ações por fundos de private equity em processos de abertura de capital é considerado natural no mercado, desde que o preço dos papéis reflita a situação da companhia e proporcione uma perspectiva de valorização. O bom desempenho na bolsa da maior parte das novatas é um sinal de que o valor das ofertas tem correspondido às expectativas de ambos os lados, segundo Nazari.
“O aporte dos fundos estimula o crescimento da empresa e a acelera o acesso ao mercado de capitais”, diz o gerente de análise da Modal Asset Management, Eduardo Marques Roche. Ele afirma, porém, que nem todas as companhias têm demonstrado maturidade suficiente para abrir o capital.

Em alguns casos, mesmo IPOs de empresas que receberam investimentos de private equity – geralmente vistas como mais bem preparadas para ir a mercado – acabaram fracassando. A International Meal Company (IMC), rede de franquias de restaurantes controlada pela Advent, só conseguiu abrir o capital na segunda tentativa, depois de receber um nova rodada de aporte de capital dos sócios.
Fonte: Valor Econômico29/06/2011

29 junho 2011



0 comentários: