06 agosto 2020

Servtec e fundo Darby fecham aquisição de parque eólico e hidrelétrica

A geradora de energia Servtec e o fundo de private equity Darby, da gestora norte-americana Franklin Templeton, fecharam a aquisição de um parque eólico no Ceará e uma pequena hidrelétrica no Mato Grosso, disse à Reuters nesta quinta-feira o presidente da elétrica brasileira.

A operação, cujo valor não foi revelado, foi acertada junto ao grupo espanhol Inveravante. O parque eólico Dunas do Paracuru tem 42 megawatts em capacidade, enquanto a PCH Inxú tem 22 megawatts, e ambos os ativos estão em operação comercial.

"São ativos pequenos, que ficam fora do radar dos grandes compradores, das grandes transações de M&A (fusões e aquisições). Temos visto mais transações maiores, de 300 megawatts a 400 megawatts, então esses ativos não despertam tanto interesse dos grandes players, mas para nós faz todo sentido", disse o CEO da Servtec, Pedro Fiúza.

Com o negócio, a carteira de empreendimentos eólicos e pequenas hidrelétricas da Servtec em operação alcançará 173 megawatts. A companhia também possui participação em termelétricas e ativos de geração solar distribuída, como são conhecidas usinas fotovoltaicas de menor porte que vendem a produção diretamente a empresas ou grupos de clientes.

Já o grupo Inveravante, vendedor na operação, possui negócios em diversos setores, incluindo imobiliário, e buscava se desfazer dos ativos em energia no Brasil, disse Fiúza.

"Estamos mirando possíveis ganhos de eficiência e de qualidade com nossa gestão. Conseguimos também ter um ganho de escala nos custos operacionais desses ativos", explicou ele, ao destacar que a Servtec tem usinas eólicas próximas ao parque comprado dos espanhóis.

A transação envolverá pagamento aos vendedores e assunção de dívida dos empreendimentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco do Nordeste (BNB).

A Servtec focará inicialmente em melhorar o desempenho das usinas, mas depois deve avaliar a possibilidade de refinanciamento dos ativos, para reduzir custos, em meio à continuidade das quedas das taxas de juros no Brasil.... leia mais em yahoo 06/08/2020

06 agosto 2020



0 comentários: