24 agosto 2020

Te cuida, Booking! Startup quer tirar os intermediários das reservas de hotéis

A Asksuite desenvolve um chatbot que ajuda hotéis a melhorar suas vendas diretas. Em quase três anos, conquistou 1,3 mil clientes em mais de 25 países. Agora, acaba de receber um aporte da ABseed para reforçar sua expansão internacional

O setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social e as fronteiras fechadas em diversos países, os hotéis ficaram às moscas e agora começam uma lenta retomada das atividades.

Uma startup de Florianópolis quer ajudar os hotéis a melhorar as vendas e a rentabilidade ao aumentar as vendas diretas, evitando intermediários como o Booking ou a Expedia, sites de reservas online que cobram comissões que podem chegar a até 25%.

É a Asksuite, fundada em novembro de 2017 por Rodrigo Teixeira e os irmãos Danilo e Vinicius Pavei, que acaba de levantar R$ 4 milhões em uma rodada de seed money com o fundo de venture capital ABseed.

A startup desenvolveu um chatbot que usa inteligência artificial e os aplicativos de mensagens WhatsApp ou Facebook Messenger para reduzir a demanda operacional pelos canais tradicionais, como telefone e e-mail, e gerar mais vendas diretas.

“O que muitas pessoas não sabem é que fazer a reserva direta com o hotel, muitas vezes, é mais barato do que com um intermediário”, afirma Teixeira, que é o CEO da startup, ao NeoFeed.

Teixeira teve a ideia de criar a Asksuite por conta dos problemas que tinha como viajante. Ele diz que tinha dificuldade de entrar em contato com os hotéis e tirar dúvidas sobre a hospedagem. “Principalmente por conta do tempo de resposta por e-mail ou WhatsApp”, afirma ele.

Desde que surgiu, a Asksuite já fez mais de 10 milhões de atendimentos através de seu chatbot. A startup conta também com mais de 1,3 mil clientes em mais de 25 países. São redes como a Slaviero Hotéis, o Costão do Santinho Resort, o Beach Park e o Royal Palm, entre outros.

O dinheiro captado com a ABseed vai ajudar no desenvolvimento do produto, na área de marketing e deve acelerar a expansão internacional da startup. O foco da companhia, com o aporte, é aumentar sua base de clientes no México, Estados Unidos e Reino Unido. O formato deve ser via parcerias, mas Teixeira não dá detalhes da estratégia.

Expansão internacional não significa abrir escritórios fora do Brasil. Ao contrário. Como o modelo da Asksuite é baseado em SaaS (software as a service), a startup pode atender clientes do mundo inteiro sem sair do Brasil.

Uma das fontes de receita é o valor de instalação do chatbot, que pode funcionar no site do hotel, bem como nas redes sociais e no WhatsApp. O cliente paga também uma mensalidade que varia de acordo com .... leia mais em neofeed 24/08/2020


24 agosto 2020



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