25 abril 2020

Telecom Italia vende fatia de unidade de infraestrutura por 400 milhões de euros

Controladora da TIM, a Telecom Italia acordou a venda de ações correspondentes a 4,3% do capital social da Inwit (joint-venture de infraestrutura da empresa ao lado da Vodafone Italia) por cerca de 400 milhões de euros.

A operação foi confirmada em comunicado publicado pela empresa nesta última quinta-feira, 23. A Vodafone também vendeu um número igual de ações (cerca de 41,7 milhões, a 9,60 euros por papel), levantando outros 400 milhões de euros. Dessa forma, a participação de cada uma das operadoras na Inwit passou de 37,5% para 33,2%.

Operadoras europeias aumentam capacidade de dados durante quarentena do coronavírus
A dupla de empresas pretende manter o controle acionário da joint-venture, acertada em 2019 e que reúne mais de 22 mil torres. Ainda assim, há previsão que a participação de cada uma dela seja reduzida para 25% nos próximos anos. A presente operação anunciada pelas empresas será sacramentada no próximo dia 27, aumentando em mais de um terço o nível de circulação (free float) dos papéis da Inwit, com esperado efeito positivo na liquidez.

No caso da Telecom Italia, os recursos oriundos da venda serão usadas para reduzir a alavancagem da empresa. Vale notar que a economia italiana está sendo bastante impactada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), afetando também o grupo de telecomunicações. Por Henrique Julião - Foto: Bruno do Amaral.  leia mais em teletime 24/04/2020

25 abril 2020



0 comentários: