08 janeiro 2020

Engie avalia compra da hidrelétrica Foz do Areia, da Copel

Sattamini, da Engie Brasil Energia, diz que pode ficar com 51% da usina, tendo a estatal como parceira com os outros 49%

A Engie Brasil Energia (EBE, antiga Tractebel Energia), empresa brasileira controlada pelo grupo francês Engie, estuda a oportunidade de adquirir o controle da hidrelétrica Foz do Areia, da Copel, no Paraná. Maior usina do parque gerador da estatal paranaense, Foz do Areia possui 1.676 megawatts (MW) de capacidade instalada e está situada no rio Iguaçu, na altura do município de Pinhão.

O interesse da EBE se deve a um mecanismo criado por decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro do ano passado. Com a medida, empreendimentos como Foz do Areia poderão ter a concessão renovada por mais 30 anos, desde que o projeto tenha o controle privatizado. A atual concessionária pode continuar sendo dona da usina, desde que com participação minoritária. A concessão de Foz do Areia se encerra em 2023.

Foz do Areia tem essa possibilidade de antecipação [da renovação da concessão]. Vamos olhar. Temos todo o interesse, afirmou o diretor-presidente da EBE, Eduardo Sattamini, ao Valor. Ao invés de ela [Copel] deixar a concessão expirar, existe um mecanismo legal para ela privatizar, vender 51% e, com isso, ter a extensão da concessão por 30 anos. Para ela é uma estratégia muito inteligente.

O executivo diz ser interessante formar uma possível parceria com a Copel para administrar a hidrelétrica, ficando com 51%. A elétrica paranaense ficaria com os outros 49%. [A Copel] é uma empresa com uma gestão muito boa. É uma empresa séria. Temos uma interação muito positiva, completou Sattamini... leia mais em valoreconomico 08/01/2020



08 janeiro 2020



0 comentários: