Na jornada dos empreendedores em busca de investimentos e parcerias, chega um momento em que é necessário definir o valor, o preço da empresa para que os investimentos aconteçam. É justamente neste ponto que nos deparamos com o termo Valuation.
O que parece ser algo simples, na prática se transforma em um grande problema tanto para empreendedores, quanto para investidores. Afinal, é preciso chegar a um valor “justo” para ambos os lados e coerente com o mercado.
Assim, se você está com dúvidas para definir o preço da sua empresa, chegou a hora de entender o que é Valuation e ver como essa prática vai te ajudar.
O que é Valuation
Valuation é o processo utilizado para definir o valor de uma empresa. Esse método é composto pela análise de alguns critérios quantitativos, como situação financeira, mercado, perspectiva de crescimento e também envolve alguns critérios subjetivos, que passam pelo julgamento de quem realiza a análise do cenário possível para o negócio.
Para empreendedores e investidores, o Valuation é a ciência que deve ser utilizada na hora de definir o valor justo para uma empresa. Como falamos, essa definição parte de todo o contexto que envolve o negócio, porém, é baseada em uma grande premissa:
O valor de uma organização deve ser condizente com os rendimentos que ela é capaz de gerar no futuro. Assim, toda a análise realizada tem como objetivo precificar de acordo com a receita que a empresa pode apresentar.
Importância da Valuation
Quando falamos em Valuation, a sua principal importância está relacionada ao fato de ser possível definir um preço justo para a empresa. Esse fator é fundamental para facilitar a negociação entre sócios, investidores e empreendedores e também evitar que oportunidades sejam perdidas por falta de coerência com a realidade.
Para startups que estão em períodos iniciais, o Valuation é a segurança de realizar a precificação certa para que a captação de investimentos aconteça corretamente. Assim, evita-se a definição de um valor errado e a perda de recursos importantes para o crescimento do negócio.
Além desses fatores essenciais para o mercado de startups, ainda podemos dizer que a importância do Valuation está associada aos seguintes critérios:
- Possibilidade de entender o crescimento do negócio ao longo dos anos: com a ciência utilizada nessa análise, é possível continuar acompanhando o valor da empresa e assim metrificar o crescimento com base no aumento do valor de mercado.
- Identificar pontos críticos e forças do negócio: com o Valuation é possível entender quais são as principais fraquezas e as forças que determinam a valorização ou não de uma empresa perante o mercado, público e investidores.
- Preparação para negociação: conhecer o valor da sua empresa faz com que você esteja preparado para negociações e entenda o valor que ela pode gerar. Esse conhecimento é importante para pitch e para vender seu projeto para investidores.
Como aplicar esse método
Como falamos, a aplicação do Valuation é composta por algumas análises e estudos que envolvem a definição de estimativas e também a matemática por trás da especulação dos resultados.
Para facilitar o entendimento, podemos dizer que essa aplicação é dividida em 3 etapas:
1. Estimativa do fluxo de caixa futuro
Nessa etapa, deve ser feito uma projeção com base na receita e nos gastos da empresa de um determinado período de tempo. Com esses números, é possível definir uma estimativa de crescimento para o futuro, levando em consideração elementos como, média do mercado, consumo do setor, entre outros.
2. Definição da taxa de desconto
A taxa de desconto diz respeito à porcentagem que deve ser descontada, devido ao custo de oportunidade do investimento. Para ser mais claro, esse desconto representa os riscos que a empresa adquire de desvalorização.
O valor desse desconto é calculado de acordo com a volatilidade do mercado em que a empresa está inserida e o desempenho de outras empresas, bem como ações e ativos que contribuem para o andamento do mercado financeiro e são acompanhados na Bolsa de Valores.
3. Trazer os valores para o presente e somá-los
Encontrados os valores futuros, é necessário somar os dois resultados e aplicá-los no atual momento da empresa.
Tipos de Valuation
Agora que o conceito e a forma padrão de cálculo já foram explicado, chegou o momento de apresentar alguns tipos de Valuations que encontramos.
Fluxo de Caixa Descontado
O Fluxo de Caixa Descontado ou DFC (Discounted Cash Flow) é um dos tipos de Valuation mais utilizados atualmente. Ele é definido a partir da projeção dos fluxos de caixa futuro, e subtraído pela taxa de descontos.
Múltiplos de Mercado
Nesse tipo de Valuation, o valor de mercado de uma empresa é definido a partir de indicadores e parâmetros de outras empresas que estão inseridas no mesmo campo de atuação.
Assim, a estimativa é realizada tendo como base empresas referência e a relevância que a startup pode representar para o negócio e para o mercado. Para exemplificar, vamos supor que a organização em questão está no ramo de tecnologia.
Empresa de tecnologia com receita líquida de 2M x valor da Amazon na Bolsa de Valores = 350M e receita líquida 50M. Realizando a conta, o múltiplo valor de mercado da empresa para esse indicador de receita é de 7 aproximadamente.
Por fim, pegando esse valor e multiplicado pelo lucro líquido, resulta em um valor de mercado de 7M.
Liquidação
A liquidação é um tipo de Valuation pouco utilizado atualmente. Geralmente, é uma boa opção para empresas que estão em processo de fechamento ou que estão querendo vender seus ativos em um curto espaço de tempo.
Na prática, funciona como uma espécie de grande leilão dos ativos, levando em consideração a demanda e a disposição dos investidores.
Contábil / Valor Patrimonial
Por fim, o último tipo de Valuation é o processo que avalia o valor da empresa a partir do patrimônio líquido que ela possui. Na prática, consiste em somar os ativos (móveis e imóveis) e depois subtrair todos os passivos.
Agora que o conceito de Valuation ficou claro, bem como sua importância e tipos, é hora de avançar um pouco mais na jornada de aprendizado sobre investimentos e startups.... Leia mais em insights.liga.ventures 03/12/2019
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