Este é o processo, como o próprio nome indica, determina o valor de uma empresa ou companhia.
O processo que valia e determina o valor de uma empresa ou companhia recebe a denominação de Valuation. Ele funciona por meio de técnicas de análises quantitativas e qualitativas.
Ao ser traduzido para o português o termo significa “avaliação”. Ele estima o valor da empresa, por isso, é um processo importante para o investimento em ações, solicitar empréstimos à empresas e, até mesmo, vender o negócio completo.
Valor de empresa: como avaliá-lo?
Há diversos métodos para que o valor de uma empresa seja determinado. Assim sendo, é necessário olhar para componentes tais como o fluxo de caixa, o valor dos ativos, o montante da dívida, projeções futuras, além de outros.
De uma forma mais simplificada pode-se dizer que o valor de uma empresa se define pelo quanto o empreendedor está disposto a abrir mão do seu negócio. Isso levando em consideração os custos que teve para poder desenvolvê-lo. Assim como o comprador considera a rentabilidade que se espera.
Além do mais, esta estima ainda requer conhecimentos relacionados à análises financeiras e contábeis. Neles, aparecem os valores gerados pela atividade da empresa, inclusivo os lucros.
Precisa levar em consideração ainda, o mercado em que o negócio está inserido. Observando os riscos e outras características que estão em conjunto, os quais definem o investimento e sua projeção no futuro.
Valor de uma empresa: como calcular
Fluxo de Caixa Descontados -FCD
Há diferentes métodos de para quantificar um valor para a empresa. Dentre eles, o Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é um dos mais utilizados.
Por meio do método se analisa as entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa de forma “atualizada” para o atual período. O que acontece pelo fato de o dinheiro ter um valor diferente no tempo.
Assim sendo, para calcular por este formato é necessário somar todo o fluxo de caixa durante a vida útil esperada do negócio. Para tal, se utiliza uma taxa de atualização que representa o risco dos fluxos de caixa esperados. Observe a fórmula:
FC = Fluxos de caixa
t + Taxa de atualização
k = períodos considerados até a vida útil esperada (n)
A taxa Selic em vigor é uma opção a ser usada, já que a taxa que define o risco do negócio é conhecida por envolver o custo de oportunidade. Assim sendo, com esta quantia poderia ser investido o mesmo capital em um outro negócio.
Ademais, os acionistas ainda podem ver o fluxo de caixa como os dividendos que a empresa tendencialmente distribui.
Método de avaliação qualitativos
É necessário conhecer o mercado em que a empresa está inserida para poder estimar seu valor por meio de avaliações qualitativas.
Há algumas ferramentas que podem ser utilizadas na realização de análises e auxiliar na tomada de decisão de venda ou compra da empresa. Por isso, é preciso analisar os seguintes aspectos:
- Processos de análise e pesquisa de mercado;
- Análise de riscos financeiros, em que obtêm as principais votabilidades em preços, cotações ou riscos de crédito;
- Realizar um processo de plano de negócios;
- Analisar e comparar com outros negócios do mesmo segmento.
=====
0 comentários:
Postar um comentário