30 julho 2019

Presidente de Furnas defende privatização da empresa e mudança de sede

Para Luiz Carlos Ciocchi, Estado não precisa ter o controle do capital das empresas no setor elétrico

O presidente de Furnas, Luiz Carlos Ciocchi, defendeu a privatização do setor elétrico no país. Em sua opinião, o Estado não precisa ter o controle do capital das empresas no setor.  O executivo lembrou ainda que Furnas,  uma subsidiária da Eletrobras e dona de 21 usinas hidrelétricas, vai se desfazer de empresas (Sociedades de Propósito Específicos, as SPEs) que não estão dando retorno financeiro.

— Mesmo considerando o caráter estratégico do setor elétrico e as dimensões continentais do país, eu não vejo porque o Estado tem que ser o controlador no capital. Ele pode ser o controlador por meio de mecanismos de voto e veto. Funciona bem em vários negócios - disse Ciochhi, que está há três meses no comando da empresa. — Hoje, com o mecanismo dos leilões, as questões estratégicas e de controle já estão mapeadas. No caso de uma necessidade identificada que não atraiu interessados em leilão, entra o papel do Estado, que, sem precisar ter uma empresa, pode licitar ou fazer uma PPP (parceria público privado).

Para aumentar a receita da companhia, Furnas vem implementando uma série de iniciativas para reduzir os custos, como a venda de parte das 24 SPEs, avaliou o executivo:

— É importante olhar principalmente para as SPEs, revendo quais são as participações que não estão dando retorno desejado e avaliar novas oportunidades. Algumas são estratégicas e dão retorno. Nesse caso, queremos manter ou ampliar nossa participação. As demais que não se encaixam neste perfil serão vendidas.

No prejuízo: Com saída de Furnas, comércio de Botafogo estima perdas de até 60%

A companhia vai investir  R$ 1,4 bilhão em geração e transmissão de energia em 2020. Segundo Ciocchi, o objetivo é ampliar investimentos na geração de energia eólica e solar. É o mesmo patamar de investimento deste ano.

— Ano que vem, Furnas manterá o total de investimento a ser executado este ano, mas ampliará o investimento corporativo e investirá menos em Sociedades de Propósito Específico (SPEs) — desstacou Ciocchi.

Conta de luz: TCU determina retirada de subsídio bilionário, o que pode reduzir tarifa para o consumidor

Segundo o presidente de Furnas, a decisão de mudar a sede da companhia, de Botafogo para o Centro do Rio, foi motivada pela política de racionalização de custos e despesas da empresa.— Isso resultará na redução de mais de 50% dos gastos com aluguel e serviços. Atualmente 1.500 colaboradores trabalham na sede. Resistência à mudança sempre existe —destacou ele... Leia mais em epocanegocios 30/07/2019

30 julho 2019



0 comentários: