11 dezembro 2017

Kroton vê potencial para crescer em educação básica via aquisições; estuda internacionalização

A Kroton Educacional vê grande potencial para crescer em educação básica e continuada nos próximos anos, possivelmente via aquisições, disseram nesta segunda-feira executivos da maior companhia de ensino superior privado do país.

No segmento de educação continuada, a companhia deve se concentrar em pós-graduação lato sensu e cursos preparatórios, um mercado que gira em torno de 6 bilhões a 6,5 bilhões de reais, afirmou Paulo de Tarso, vice-presidente de cursos livres da Kroton. “A participação da Kroton atualmente é de 2 por cento, mas em cinco anos é factível termos algo entre 5 e 10 por cento”, afirmou.

Para educação básica, a Kroton já mapeou 54 praças prioritárias para entrada via aquisição de escolas premium, com mensalidade de 1.200 reais ou mais, destacou Mário Ghio, vice-presidente acadêmico. “Esse segmento premium concentra quase metade de todo gasto com educação básica no país, que soma quase 100 bilhões de reais”, comentou o executivo.

Em graduação, a companhia deve se concentrar em crescimento orgânico, destacou o presidente da Kroton, Rodrigo Galindo, acrescentando que a nova regulamentação do ensino à distância (EAD) deve favorecer a abertura de polos. Atualmente, a Kroton é a maior operadora de EAD em ensino superior do país, tendo 1.110 polos em 700 dos mais de 5.500 municípios do país.

Com base nas novas regras, a empresa pode abrir até 200 novos polos por ano, comentou Roberto Valero, vice-presidente de EAD e polos. De acordo com ele, com 2.900 polos a Kroton atenderia 93 por cento da população com 17 anos ou mais que terminou o ensino médio.

“Essa nova regulação nos permite crescer mais que o mercado pode absorver”, afirmou Galindo.

O presidente da Kroton acrescentou que o planejamento estratégico do grupo ainda prevê estudos para internacionalização dos negócios. “Estamos prontos e maduros para colocar energia nisso e avaliar se ingressamos ou não em outros países”, disse Galindo, destacando que a entrada provavelmente se daria via aquisições de escolas no exterior.

REFORMA TRABALHISTA

Conforme o diretor de Recursos Humanos e Empregabilidade da Kroton, Fábio Lacerda, a reforma trabalhista deve ter impacto positivo nas operações da empresa. “Temos capturas previstas em orçamento, mas estamos conservadores em relação a esses ganhos”, disse.

Questionado por jornalistas se a companhia planejava demissões ou mudanças contratuais, Galindo disse que não há “nenhum movimento diferente previsto por causa da reforma trabalhista”. Segundo ele, a Kroton deve negociar com os sindicatos a flexibilização das condições de trabalho desencadeada pelas novas regras.

Na semana passada, a Estácio Participações se envolveu em um embate judicial após a demissão de professores em todo o território nacional. (Por Gabriela Mello) (Reuters) - Leia mais em dci 11/12/2017

11 dezembro 2017



0 comentários: