23 novembro 2017

Softplan anuncia aporte em startups de inovação para Gestão Pública

A iniciativa integra a área de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública da companhia, que amplia portfólio de soluções com investimentos nas startups 1Doc e WeGov

Ampliar a oferta de soluções inovadoras para uma gestão pública cada vez mais digital é a premissa dos investimentos em duas startups de Florianópolis que a Softplan acaba de anunciar. 1Doc e WeGov são os dois primeiros negócios a receberem aportes da nossa companhia no âmbito da área de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública.

O modelo de investimento que a unidade segue é o de Corporate Venture, que mantém os empreendedores no negócio com o apoio da força de vendas, canais, marca e conhecimento de negócio. “Nossa estratégia de crescimento apoiada na inovação aberta tem como objetivo diversificar o portfólio de soluções com startups que possam complementar as ofertas atuais ou acessar novos mercados estratégicos para a Softplan”, resume o sócio-fundador e diretor da Unidade de Gestão Pública, Moacir Marafon.

Além do Corporate Venture, a Softplan também possui iniciativas de inovação interna, com programas de intraempreendedorismo e laboratórios de inovação para experimentação de novas tecnologias e modelos de negócio e em 2018 tem planos para expandir mercado com fusões e aquisições.

Ambas as startups estão incubadas na nova sede da Softplan, inaugurada há um ano no Sapiens Parque. A proximidade com os executivos de negócio, times de desenvolvimento e relacionamento com o cliente é outro diferencial do modelo, segundo Marafon.

O valor dos aportes não foi anunciado, mas envolve investimento financeiro da Softplan em troca de participação nos negócios. A expectativa é que novos investimentos sejam realizados nos próximos meses. Além do aporte financeiro, as startups contam com acesso aos canais de venda, aos especialistas de negócio e à infraestrutura da Softplan no Brasil para alavancar suas vendas.

WeGov: espaço de aprendizagem em governo
Introduzir a inovação no dia a dia e nas práticas do agente público tem sido a tônica de diversos projetos que a WeGov desenvolve no setor público desde 2011. Todas as ações da empresa têm como premissas empoderar e promover a aproximação interinstitucional entre os agentes públicos, além de iluminar ideias e ações que possam ser replicadas em todos as esferas e poderes.

A aproximação com a Softplan se deu recentemente, quando a companhia se tornou uma das parceiras e patrocinadoras da primeira edição do HubGov, um programa de inovação em governo que disseminou práticas, ferramentas e técnicas para superar desafios em 14 instituições baseadas em Santa Catarina.

“O aporte da Softplan na WeGov permitirá que a empresa possa ampliar e concentrar seus esforços na entrega dos serviços e soluções para o agente público”, explica Gabriela Tamura, diretora administrativa. Com o investimento, a WeGov ampliará em 2018 o HubGov realizando o programa em mais quatro estados. A empresa pretende ainda desenvolver uma plataforma tecnológica que reunirá em uma comunidade virtual os inovadores do setor público brasileiro.

1Doc: soluções para governo digital
O investimento na 1Doc está diretamente ligado à estratégia de expansão da Softplan no segmento de pequenas e médias prefeituras com um sistema de gestão eficiente de processos digitais, ouvidorias virtuais e comunicação interna. A 1Doc desenvolve uma plataforma totalmente web de comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos. Com a solução, as secretarias, autarquias e departamentos ficam conectados aos cidadãos e empresas contribuintes para resolver mais rapidamente as demandas do dia a dia.

Os recursos permitirão potencializar a força de vendas e os canais para escalar o modelo de negócio da startup. A expectativa é alcançar até o fim de 2018 mais de 130 órgãos do país, especialmente prefeituras municipais. “Essa parceria une a experiência da Softplan com a metodologia da 1Doc, que ajuda milhares de servidores públicos a se comunicarem e atenderem melhor o público”, explica Jaison Niehues, cofundador e diretor técnico da 1Doc.

“Todas as áreas da startup serão impactadas e transformadas com o investimento. Pretendemos expandir em três vezes nossa atuação nacional, democratizando os órgãos de pequeno e médio porte com o acesso a soluções confiáveis, ágeis e que provam economia já nas primeiras semanas de uso”, resume o Diretor Comercial e cofundador, Jéferson de Castilhos.

Inova Agora: intraempreendedorismo
Outra iniciativa que integra os esforços de inovação da Softplan é o programa Inova Agora, que estimula o empreendedorismo dos colaboradores ao incentivar a criação e desenvolvimento de soluções disruptivas. O programa acaba de finalizar a segunda turma e já contou com seis soluções criadas, desenvolvidas e que passaram a ser validadas nos primeiros clientes ao longo de 2017.

“A expectativa é lançar mais uma edição no início de 2018 incluindo outros agentes no processo, como Universidades e parceiros, e integrar estes esforços e investimentos às iniciativas de Corporate Venture da Softplan, não somente ampliando o portfólio de soluções mas incubando negócios com potencial de se tornarem startups aceleradas pela empresa”, destaca Guilherme Tossulino, diretor de Inovação e Novos Negócios da Unidade de Gestão Pública. Leia mais em softplan 23/11/2017


23 novembro 2017



0 comentários: