07 junho 2015

Cade decidirá sobre operação entre Tigre e Condor Pincéis

A superintendência verificou que a Tigre e a Condor são os dois maiores agentes econômicos do mercado de pincéis

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou nota nesta sexta-feira, 05, que informa que o ato de concentração referente à compra da totalidade das quotas do capital da Condor Pincéis Ltda pela Tigre S/A - Tubos e Conexões será analisado agora pelo tribunal do órgão.

A Superintendência Geral do Cade decidiu impugnar a operação e remeteu a decisão ao colegiado, que dará a decisão final sobre o caso.

A superintendência verificou que a Tigre e a Condor são os dois maiores agentes econômicos do mercado de pincéis, sendo que os demais concorrentes têm porte significativamente inferior. Com a operação proposta, segundo o Cade, a Tigre passaria a deter mais de 70% do mercado.

"A Superintendência Geral concluiu também que a operação gera preocupações concorrenciais nos mercados de broxas, escovas, rolos, trinchas e acessórios para pintura, apesar da existência de um rival de porte significativo. De acordo com o parecer, o aumento do poder de portfólio da Tigre nesses segmentos poderia ser um entrave ao acesso das empresas de menor porte aos pontos de venda", diz a nota.

Em razão do que chamou de "potencialidades anticoncorrenciais", a "Superintendência Geral entendeu que a aprovação da operação conforme apresentada poderia resultar em aumentos dos preços dos produtos e na eliminação de concorrentes dos mercados envolvidos".

Caberá ao tribunal do Cade agora dar a decisão final sobre a aprovação, reprovação ou adoção de eventuais restrições ou medidas que afastem os problemas identificados.

O ato de concentração foi notificado em dezembro de 2014 e as partes apresentaram emenda da notificação em 7 de janeiro de 2015. O prazo legal para a decisão final do Cade é de 240 dias, prorrogáveis por mais 90.

A Condor Pincéis é responsável pela fabricação e comercialização de ferramentas para pintura artística e escolar e para pintura imobiliária. A Tigre S/A - Tubos e Conexões pertence ao Grupo Tigre, também formado pelas empresas Pincéis Tigre - Ferramentas para Pintura, Plena - Acessórios em PVC, Claris - Portas e Janelas em PVC e Tigre ADS - Tubos Corrugados em PEAD.Sandra Manfrini, do Estadão Leia mais em exame 05/06/2015

07 junho 2015



0 comentários: