29 junho 2015

Selvíria (MS) / Tilabras vai investir US$ 51 milhões de dólares em aquicultura no rio Paraná

Dentro de sete meses, 20 milhões de filhotes de peixes, pesando 30g - menos que um pãozinho francês - serão transferidos para gaiolas de aço flutuantes do rio Paraná.
Seis meses depois, com quase 1 kg, serão o primeiro lote do maior investimento feito no país em aquicultura (produção em cativeiro).

O projeto que será anunciado nos próximos dias, começará com 25 mil toneladas por ano, mas prevê quadruplicar a produção até 2020.
Se o cronograma for seguido, o Brasil chegará perto de dobar sua produção atual, de 150 mil toneladas atuais.

Os US$ 51 milhões de dólares investidos na primeira etapa são 100% de capital próprio da Tilabras, parceria entre uma das maiores produtoras de Tilapia do mundo, a americana Reagal Springs e a brasileira Axial Holding que atua no setor por meio da Mar & Terra.

Num terreno equivalente a um terço do parque do Ibirapuera, comprado na última semana em Selviria (MS), nas margens do rio, será construído também um frigorífico.

Nos próximos 15 dias, a empresa pedirá a União à concessão para explorar uma superfície fluvial cem vezes maior pelo período de 20 anos renovados por mais 20.

O anuncio desta noticia pela Folha de São Paulo nesta terça feira (23), encheu de otimismo os produtores de Tilapia da região de Santa Fé do Sul. Para Emerson Esteves, diretor da piscicultura Peixe Vivo – que produz alevinos - e que também é o presidente da Câmara Setorial do Pescado junto a Secretaria Estadual de Agricultura de São Paulo, com tudo que vem acontecendo nesses últimos dias, ele acredita muito que o setor vai deixar de ter potencial e ser uma realidade.

Emerson recebeu em sua piscicultura, instalada no Distrito de Esmeralda (Rubineia SP) os representantes da Tilabras que foram conhecer de perto as técnicas.
Depois de muita conversa com os diretores da empresa Tilabras, Emerson se mostrou muito feliz em constatar que empresários de grande porte financeiro estão investindo na produção de Tilapias na Região. “Isso significa mais emprego e renda e a garantia de que o setor aquícola está em fase de crescimento”, disse o presidente da Câmara Setorial do Pescado.

Emerson lembrou da reunião com representantes do MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura vieram a Santa Fé do Sul para solcionar problemas de liberação de outorgas para regularização de produtores e autorização de mudanças de áreas. As boas noticias dadas no dia 9 de junho foram resultados de audiências entre o Ministro dos Portos Edinho Araujo com o Ministro do MPA, Helder Barbalho que recebeu representantes do setor em Brasilia e determinou que soluções fossem apresentadas diante das reinvindicações dosprodutores.

A Tilabras é uma empresa brasileira formada pela associação da Axial (controladora da Mar e Terra) e Regal Springs (já produz aproximadamente 170 mil toneladas de tilápias na Indonésia, México e Honduras). Leia mais em informamais 23/06/2015


29 junho 2015



0 comentários: