19 maio 2013

Votorantim vende projeto de minério de ferro por US$390 mi

A Votorantim Novos Negócios vendeu o projeto de minério de ferro Salinas, no norte de Minas Gerais, para a Honbridge Holdings, de Hong Kong, por 390 milhões de dólares, informaram as empresas em comunicados.

 O ativo, desenvolvido pela Sul Americana de Metais, é um projeto integrado que prevê a implantação de uma mina no município de Grão Mogol, uma usina de beneficiamento de minério, um mineroduto de 500 quilômetros e instalação portuária em Ilhéus, na Bahia.

 O acordo entre a VNN e a Honbridge prevê que a empresa chinesa fará os investimentos necessários para o desenvolvimento e implantação do projeto e que a equipe da VNN, em conjunto com representantes da Honbridge, ficará encarregada da gestão operacional do projeto. O acordo estabelece ainda que o controle acionário da Sul Americana de Metais passará à Honbridge durante a implantação do projeto.

 O minério de ferro a ser explorado será beneficiado para tornar-se pellet feed. A Sul Americana de Metais possui recursos minerais de 2,8 bilhões de toneladas. As reservas minerais pertencentes à empresa têm previsão de vida útil de exploração de mais de 20 anos.

 A expectativa é de que o projeto Salinas deverá gerar um total de 2 mil empregos diretos quando entrar em operação, em 2014, informou a Votorantim em comunicado.

 Segundo a Honbridge, o pagamento será feito em cinco parcelas que variam conforme o progresso do projeto desde a aprovação dos acionistas da empresa até o início de produção da mina, quando serão pagos 100 milhões de dólares. Por Alberto Alerigi Jr.(Reuters)
Fonte: uol 20/04/2013

19 maio 2013



0 comentários: