10 outubro 2016

Chinesa Three Gorges compra ativos da Duke Energy no Brasil

Duke Energy: chinesas estão ampliando fatia no setor elétrico brasileiro

A elétrica chinesa Three Gorges Corporation fechou contrato para a compra por cerca de 1,2 bilhão de dólares dos ativos da norte-americana Duke Energy no Brasil, que incluem cerca de 2 gigawatts em hidrelétricas no Estado de São Paulo, informou a Duke Energy nesta segunda-feira.

A transação é mais um passo dos chineses para ampliar sua já relevante atuação no setor elétrico brasileiro, onde a própria Three Gorges já está entre as líderes em capacidade instalada, enquanto sua compatriota State Grid fechou no último mês a compra da líder privada de mercado, CPFL Energia.

A Duke Energy informou que o negócio envolve cerca de 10,80 dólares por ação, valor a ser ajustado na data de fechamento da transação de acordo com o capital de giro líquido e o endividamento da companhia, além do resultado de uma ação judicial. Além do valor pago em dinheiro, a Three Gorges irá assumir dívidas.

Segundo a Duke Energy, a transação envolverá ainda a realização de uma oferta pública de aquisição (OPA) para que a Three Gorges compre as ações da Duke em circulação no mercado brasileiro.

A aquisição também está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A maior empresa de energia elétrica do EUA em capacidade de geração disse ainda que está negociando a venda de seu ativos remanescentes na América Central e na América do Sul. Reuters leia mais em exame 10/10/2016
===========

A Duke Energy venderá os seus negócios de energia no Brasil para a China Three Gorges Corporation por US$1,2 bilhões enterprise value

CHARLOTTE, North Carolina, 10 de outubro de 2016 /PRNewswire/ -- A Duke Energy anunciou hoje que firmou acordo para vender os seus negócios de energia no Brasil para a China Three Gorges pelo enterprise value de US$1,2 bilhões que inclui a assunção da dívida. Os rendimentos líquidos de impostos serão usados para reduzir as dívidas da controladora Duke Energy.

"Esse é um avanço significativo na nossa iniciativa de adequação ao foco da empresa no nosso principal negócio doméstico regulado e se soma a nossa recente aquisição da Piedmont Gás Natural," disse Lynn Good, presidente e CEO da Duke Energy. "Vamos trabalhar com a compradora até a obtenção das aprovações necessárias para o fechamento da transação, enquanto continuamos a operar com segurança as usinas da América Latina".

"Também estamos em meio ao processo de negociação da venda dos nossos ativos restantes nas Américas Central e do Sul e esperamos fazer mais um anúncio em breve," acrescentou Good.

A empresa começou o processo de saída do seu segmento internacional de negócios de energia em fevereiro de 2016. A Duke Energy International possui 4.400 megawatts (MW) de capacidade de geração de energia e opera na venda e fornecimento de energia elétrica, gás natural e líquidos de gás natural nas Américas Central e do Sul.

A CTG é uma empresa de energia limpa voltada para operações de desenvolvimento hidrelétrico em larga escala. A CTG desenvolve também negócios na área de energia renovável, inclusive energia eólica e solar. Presente em 40 países, a CTG é a maior produtora mundial de energia hidrelétrica, com capacidade instalada de cerca de 100 gigawatts, tanto em operação quanto em construção.

A conclusão da transação está condicionada à aprovação, no Brasil, da Agência Nacional de Energia Elétrica e do Conselho Administrativo de Defesa Economica e as necessárias aprovações das autoridades chinesas e demais condições suspensivas. O fechamento está previsto para os próximos dois a quatro meses.

A Duke Energy Brasil possui 2.090 megawatts de potência instalada de geração de energia. Possui oito usinas hidroelétricas com capacidade para 2.057 megawatts situadas na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná e duas pequenas usinas hidroelétricas, cada uma das quais com capacidade para 16,5 megawatts, situadas no rio Sapucaí-Mirim, no norte do estado de São Paulo.

Para acessar um mapa e uma breve descrição das operações da Duke Energy International e suas usinas de energia, consulte https://www.duke-energy.com/about-us/businesses/international.asp

Os consultores financeiros da Duke Energy são o Credit Suisse e o JP Morgan. A Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP presta consultoria jurídica à empresa. Leia mais em bol.uol 10/10/2016

10 outubro 2016



0 comentários: