21 outubro 2016

Multinacional compra empresa paranaense do setor de petróleo e gás

A norueguesa Aker Solutions anunciou a aquisição da C.S.E., de Pinhais, que presta serviços para petroleiras

A norueguesa Aker Solutions anunciou nesta sexta-feira (21) a compra da C.S.E. Mecânica e Instrumentação, uma prestadora de serviços do setor de petróleo e gás com sede em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O valor da transação não foi divulgado.

A Aker atua no Brasil há quatro décadas e tem fábrica em São José dos Pinhais, também na Grande Curitiba, onde produz equipamentos para exploração submarina de petróleo. A multinacional vai adquirir 70% da empresa paranaense num primeiro momento, mas o acordo prevê a compra dos 30% restantes três anos após o fechamento da operação. As duas companhias esperam concluir o negócio, que está sujeito à aprovação das autoridades competentes, no primeiro trimestre de 2017.

A C.S.E. emprega 2,3 mil pessoas em cinco instalações, localizadas em Pinhais, Serra (ES), Paracuru (CE), Rio de Janeiro e Rio das Ostras (RJ) – esta última fica perto de uma instalação de serviços submarinos da própria Aker.

Veja tambémMaior fornecedora da Petrobras no Paraná bate recordes, mas vê futuro incerto
Fábrica produz “árvores de Natal” de 150 toneladas em São José dos Pinhais
Kodak lança smartphone retrô com câmera de ponta

Com receita de R$ 322 milhões em 2015, a C.S.E. tem uma carteira de pedidos de R$ 855 milhões. Ela presta serviços de manutenção, montagem, comissionamento e operação de guindastes em instalações offshore (no mar) e onshore (em terra). Tem entre seus clientes empresas como Petrobras, Copel, Fosfertil, Queiroz Galvão, SBM Offshore, Rolls-Royce e GE Oil & Gas.

Referindo-se ao Brasil, a Aker afirmou que a compra é uma “estratégia para expandir seus serviços em mercados internacionais fundamentais”. “Unir forças com um participante local de sucesso como a C.S.E. está bem alinhado com a internacionalização de nossos serviços”, disse, em comunicado, o executivo-chefe global da Aker, o brasileiro Luis Araujo.

Os proprietários da C.S.E, Altair Dietrich e Luiz Joanello, vão permanecer na empresa. Segundo a nota enviada pela Aker, “a C.S.E. continuará como pessoa jurídica separada, com uma equipe gerencial formada por pessoas de ambas as empresas”. “A união com a Aker Solutions é um passo gigantesco para a empresa, e nos coloca em um novo nível de concorrência para contratos cada vez maiores e mais complexos”, disse Dietrich. Leia mais em agazetadopovo 21/10/2016


21 outubro 2016



0 comentários: