17 dezembro 2019

Fortbras, da Advent, acerta compra de varejista de autopeças Rondobras

A rede de varejo de autopeças Fortbras, controlada pela Advent International, assinou nesta terça-feira a compra da rival Rondobras na mais recente iniciativa da empresa norte-americana de private equity para construir uma varejista de componentes para veículos na maior economia da América Latina.

O valor do negócio não foi revelado, mas a Advent já investiu 1,2 bilhão de reais em aquisições, centros de distribuição e novas lojas desde que comprou a Fortbras em 2016, seu primeiro negócio no ramo no Brasil.

Após a incorporação da Rondobras, que tem 54 lojas, a Fortbras terá cerca de 130 pontos de venda o que fará da empresa a maior varejista de autopeças do Brasil. Apesar disso, a companhia ainda permanecerá pequena frente às 35 mil lojas que existem no setor no país. A receita da Fortbras deve alcançar 2,2 bilhões de reais em 2020 após a compra da Rondobras.

No Brasil, a Advent tem outros investimentos no ramo de varejo, como a rede de supermercados BIG, antiga Walmart Brasil, e a rede de materiais de construção Quero-Quero.

A indústria brasileira de autopeças deve atingir cerca de 28 bilhões de reais em 2020, segundo o sindicato da indústria de autopeças, mas as vendas totais dos varejistas são desconhecidas.

A Rondobras também expandirá geograficamente os negócios da Advent, já que está localizada na região Norte do Brasil, enquanto a Fortbras está principalmente no Sudeste.

"O varejo de autopeças é um negócio que ficou fora do radar por anos e anos no Brasil", disse Wilson Rosa, sócio da Advent. "Eu vejo a Fortbras potencialmente atingindo 1.000 lojas." A Fortbras planeja abrir 18 novas lojas até 2020, e Rosa não descarta mais aquisições.

Revendedores de autopeças listados nos Estados Unidos, como Autozone, O'Reilly Automotive e Genuine Parts, inspiram os planos ambiciosos da Advent.

Em um país com altos e baixos, o ramo de autopeças também oferece uma certa proteção, disse Rosa. Durante crises econômicas, é menos provável que os consumidores adquiram carros novos para focarem na troca de peças de seus veículos.

O negócio foi acertado no mesmo dia em que a fabricante de autopeças Fras-Le, controlada pela Randon, anunciou a compra da rival Nakata Automotiva por 457 milhões de reais, de olho em reforçar sua atuação no segmento de reposição de autopeças.... Por Carolina Mandl Reuters Leia mais em yahoo 17/12/2019



17 dezembro 2019



0 comentários: