16 setembro 2019

Com 13 mil km de fibra no interior do RJ, Sumicity se prepara para expandir rede para o resto do Sudeste

Provedor de Internet pretende expandir para mais onze cidades, alcançando Minas Gerais e Espírito Santo; evento reuniu ISPs para aproximá-los de fornecedores

Em Cantagalo, um município no interior do Estado do Rio de Janeiro sem qualquer sinal de celular, foi realizada a segunda edição do SummitCity, evento que reuniu provedores de Internet (ISPs) e fornecedores na semana passada. Promovido pela Sumicity, provedor que atua em 42 cidades, com 180 mil assinantes e 13 mil quilômetros de fibra óptica, onde a empresa anunciou planos para investir em mais onze cidades ainda em 2019.

De acordo com Vicente Gomes, diretor da Sumicity, dois municípios devem ser inaugurados até o fim de outubro: Cataguases e Muriaé, ambos em Minas Gerais. Será a segunda vez que o provedor expande sua operação para o Estado, onde já atua em Além Paraíba. Outras nove cidades devem ser atendidas, entre os Estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas.

“Todo o nosso investimento em infraestrutura é em GPON, para levar fibra até a casa do cliente”, afirma Gomes. A empresa, que conta com rede própria ligando o teleporto do RJ até sua base de atuação, também estuda expandir operação para São Paulo, o que deve acontecer até 2021.

“Para a expansão, levamos em conta o alcance do nosso backbone, onde é mais fácil para atender, onde tem autorização com a concessionária de energia e onde tem aceitação de clientes”, explica. Por isso a atuação em capitais não é o foco da empresa, que prefere atuar no interior, mas que também tem operação em cidades maiores, como Campo dos Goytacazes, que conta com mais de 500 mil habitantes.

Já os investimentos em novas tecnologias estão no radar da empresa. De olho na Internet das Coisas (IoT), a empresa espera maior demanda por conectividade. Já no 5G, a Sumicity espera os preços do leilão do espectro de rede a ser feito pelo governo federal. “A intenção é usar nossa rede GPON para fornecer o uso do 5G”, diz Gomes. A empresa não confirma, porém, se vai se tornar uma operadora móvel já no ano que vem.

Evento conectou ISPs e indústria

Realizado no interior do Rio de Janeiro, o SummitCity não contava com nenhuma rede móvel. Porém, mesmo sem possibilidade de conectar o 3G ou 4G, todos os participantes estavam conectados à rede através do Wi-Fi. “Tem lugar melhor para fazer um evento entre ISP onde nenhuma operadora funciona? É uma quebra de paradigma, onde todo mundo consegue ter comunicação (via banda larga) sem precisar de nenhuma grande operadora”, afirmou o diretor da Sumicity....Leia mais em ipnews 16/09/2019

16 setembro 2019



0 comentários: