10 outubro 2016

Setor bancário passa por processo de consolidação

A compra das operações de varejo do Citibank no Brasil é mais um passo na consolidação do setor bancário no país, movimento que tomou forma nos anos 1990 e ganhou força a partir da crise financeira global, em 2008. Em 1994, o Brasil tinha 16 grandes bancos privados nacionais. Hoje, tem dois: Itaú Unibanco e Bradesco. As cinco maiores instituições financeiras no varejo, que incluem Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander, concentram cerca de 70% dos ativos.

Para Paulo Feldmann, da Faculdade de Economia e Administração da USP, a concentração não é benéfica, pois as taxas cobradas pelas instituições são praticamente as mesmas.

Para Alberto Borges Mathias, professor de Finanças da USP/ Ribeirão, a concentração resulta no encolhimento do volume de crédito, pois os grandes bancos não aumentam os recursos disponíveis na mesma proporção em que absorvem clientes.

— O baixo nível de operações de crédito é ruim para os próprios bancos e para o país. Com volume pequeno de operações, o spread (diferença entre o custo de captação e o de empréstimo) tem de se manter elevado.

Bruno Miragem, diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, diz que a operação não trará perda ao consumidor, pois a rede do banco no país era pequena, mas alerta para o impacto da concentração:
— A redução de custos deveria ser repassada ao consumidor, o que nem sempre ocorre. O Globo Leia mais em portal.newsnet 09/10/2016

10 outubro 2016



0 comentários: