04 outubro 2016

Brasil deve sair da recessão neste trimestre, prevê presidente da Febraban

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, acredita que o Brasil vai sair da recessão neste trimestre e que deve crescer no próximo ano. Há, conforme ele, vários sinais que indicam esse movimento, incluindo a melhora de variáveis financeiras como o câmbio, a redução dos juros longos e ainda a queda do CDS brasileiro (contratos de proteção contra calote, ou "credit default swap", em inglês).

"Essas variáveis financeiras antecedem o que vai acontecer na economia que deve apresentar grande melhoria. Além disso, os indicadores de confiança tanto por parte dos consumidores como dos empresários e de vários setores da economia melhoraram bastante em relação ao ano passado", avaliou Portugal, em conversa com jornalistas, durante o 6º Congresso Internacional de Gestão de Risco, promovido pela Febraban, acrescentando que também há dados reais como a melhora da indústria.

Apesar da queda do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, o investimento melhorou, confirmando que o Brasil está num processo de recuperação gradual e regular assim como a inflação segue numa trajetória de desaceleração, na visão do presidente da Febraban. Ele ponderou, contudo, que algumas variáveis como, por exemplo, desemprego e crédito, demoram um pouco mais para mostrar inflexão, já que também passaram a refletir a recessão do País mais tardiamente.

Para 2017, a oferta de empréstimos no Brasil deve voltar a crescer, afirmou. Murilo Portugal explicou que o endividamento das famílias dificulta uma retomada mais rápida do crédito, mas que esse processo se dará de forma gradual.

Sobre a inadimplência, Portugal não fez projeções, mas disse que os calotes no Brasil se estabilizaram e que os bancos estão bem provisionados para fazerem frente aos riscos assumidos uma vez que possuem 79% a mais de provisões que o volume de crédito vencido.... Por Aline Bronzati Estadao leia mais em tarde.uol 03/10/2016

04 outubro 2016



0 comentários: