10 janeiro 2014

UE abre caminho para fusão entre Omnicom e Publicis

Acordo cria a maior agência de publicidade do mundo para competir melhor com Google e Facebook em vendas de anúncios online

 Reguladores antitruste da União Europeia disseram nesta quinta-feira que aprovaram a fusão da agência norte-americana de publicidade Omnicom com a francesa Publicis, avaliada em 35 bilhões de dólares, sem impor condições.

O acordo cria a maior agência de publicidade do mundo para competir melhor com Google e Facebook em vendas de anúncios online. A Omnicom sozinha ocupa o segundo lugar, atrás da líder WPP, com a Publicis em terceiro.

 A Reuters informou em 17 de dezembro que a autoridade antitruste da UE iria aprovar o negócio.

 "A entidade resultante da concentração seria suficientemente limitada por vários concorrentes, incluindo grandes grupos internacionais de publicidade", disse a Comissão Europeia em comunicado. "Caso a entidade resultante da concentração aumente os preços ou diminua a qualidade dos seus serviços, os clientes têm a capacidade de mudar." Analistas esperavam que o acordo desencadeasse dura ação antitruste por causa da forte cota de mercado combinada da empresa e possíveis preocupações de grandes clientes.

 A Comissão não viu riscos para a concorrência.

 "Trocar de agências seria mais fácil pela natureza dos mercados, pela relativamente curta duração dos contratos e pelos custos relativamente limitados da mudança", disse a Comissão. 

A gigante franco-americana terá sob o mesmo teto as contas dos principais concorrentes em uma série de indústrias, tais como Apple e Samsung, ou Coca-Cola e PepsiCo. Também vai agrupar as agências da Publicis, como Saatchi & Saatchi e Leo Burnett, com as da Omnicom, como BBDO Worldwide e DDB Worldwide.

 Reguladores nos Estados Unidos, Coreia do Sul, Canadá, Índia, Turquia e África do Sul já deram luz verde para a fusão.
Fonte: exame 09/01/2014

10 janeiro 2014



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