25 junho 2013

Para crescer, Club Méditerranée está prestes a virar chinês

Fundo chinês lidera oferta de compra da tradicional empresa francesa, a fim de acelerar sua expansão na Ásia

O Club Méditerranée durante anos foi sinônimo da sofisticação da hotelaria francesa e um dos pioneiros no conceito de resorts. Agora, para crescer, está prestes a passar ao controle de um fundo de investimentos chinês – o Fosun International.

 De acordo com o jornal americano The New York Times (NYT), o conselho de administração do Club Med aprovou, por unanimidade, a oferta de compra de um grupo liderado pelo Fosun, do qual fazem parte o francês Axa Private Equity e executivos do Club Med. O consórcio já é acionista da companhia, com 19,33% de participação.

 A oferta prevê o pagamento de 17,50 euros por ação, acima da oferta inicial do grupo, de 17 euros, apresentada no mês passado. Com isso, o Club Med foi avaliado em 562 milhões de euros (cerca de 738 milhões de dólares).

 Segundo o NYT, o objetivo do Fosun e de seus parceiros é fechar o capital do Club Med. Após isso, a ideia é investir na expansão da marca na Ásia, em especial, na China, já que é deste país que sai a maior leva de turistas ultimamente.

 É verdade que, nos últimos anos, o Club Med tentou se expandir internacionalmente, mas a crise da Europa tirou muito da força desta iniciativa. A Fosun e a Axa condicionaram a conclusão do negócio à adesão de acionistas que representem, pelo menos, 50% do capital da companhia. Por Márcio Juliboni, Fonte: exame 25/06/2013

25 junho 2013



0 comentários: