07 junho 2013

MakerBot, fabricante de impressoras 3D, pode ser vendida

Empresa, avaliada em 300 milhões de dólares, é uma das que mais crescem no mundo

 O mercado de impressoras 3D, que criam objetos em três dimensões, mal saiu do mundo da ficção científica e já alimenta chances de negócios milionários. É o caso da MakerBot, avaliada em 300 milhões de dólares, cuja venda está em análise.

 Segundo o jornal americano The Wall Street Journal, a venda da companhia surgiu como alternativa a uma operação de captação de recursos para injetar na empresa e fazê-la crescer.

 Fundada em 2009 por Bre Pettis e dois sócios que já deixaram a empresa, a MakerBot é uma das líderes em crescimento neste mercado. Segundo o WSJ, a companhia já vendeu mais de 20.000 impressoras 3D desde sua abertura.

 Salto de vendas

 Para 2013, a empresa espera multiplicar por cinco seu faturamento, alcançando 50 milhões de dólares. Além de Pettis, seu fundador, o grupo de investidores que apoiaram o projeto desde o início conta com pesos-pesados do mundo da tecnologia, como Jeff Bezos, fundador e presidente da Amazon.

 Com preços de venda entre 2.000 e 2.800 dólares, as impressoras vem caindo no gosto de artesãos e empresas que desenvolvem protótipos de produtos com elas. Um dos maiores clientes da MakerBot, por exemplo, é a montadora Ford, que utiliza as impressoras no desenvolvimento de peças.

 O problema, segundo o WSJ, é que, como toda tecnologia nascente, há limitações de uso, como o tamanho das peças que podem ser fabricadas. Outra ressalva é a relativa lentidão para “imprimir” qualquer objeto.

 Lentidão essa que não é vista no apetite dos investidores para fazer um bom negócio com a eventual venda da MakerBot. Márcio Juliboni
Fonte: exame 06/06/2013

07 junho 2013



0 comentários: