04 junho 2013

BRZTech se destaca e exporta tecnologia brasileira

Adoção da ferramenta Realtime pela gigante Tumblr mostra a aposta certeira da holding BRZTech nas empresas que desenvolvem e fornecem soluções inovadoras.

 No mundo da internet, a característica mais importante para saber se uma boa ideia é realmente uma boa ideia é verificar se ela é escalável. Isso significa que a solução deve atender a uma grande massa de usuários, em segurança, com estabilidade, todos conectados simultaneamente.

 É esse o trunfo do Realtime, da brasileira Internet Business Technologies (IBT), que acaba de se estabelecer como a ferramenta de suporte a conversas online (chats) do Tumblr, a comunidade com 30 milhões de usuários que foi comprada pelo Yahoo há duas semanas, por US$ 1 bilhão.

 Com a operação, Rafael Mora, CEO da BRZTech, holding brasileira de investimentos em tecnologia que está por trás da IBT, diz que a empresa mostrar mais fortemente a que veio. Segundo ele, seu objetivo sempre foi construir uma oferta de produtos e de tecnologia "made in Brazil" que possam fazer a diferença no mercado mundial, que já é bastante concorrido pela própria natureza.

 "Entendemos que existe uma clara lacuna nessa área", diz Mora. "O Brasil é a oitava maior economia do planeta, com empresas de referência na indústria de petróleo, mineração, financeiro, agropecuário e varejo, entre tantas outras. No entanto, com exceção da Totvs, que é uma empresa tecnológica com dimensão mundial, o Brasil ainda não tem um grupo diferenciado".

 Ainda de acordo com Rafael Mora, a BRZTech pretende estar sempre próxima ao mercado de telecomunicações, que tem um forte potencial de crescimento não só no país, como também nos países vizinhos.

 Para isso, a holding está investindo em vários grupos - como o portal iG, o próprio IBT do Realtime e a Mobbit, desenvolvedores de soluções especializada em conteúdo digital móvel. Ao lado da Health Innovation Systems (HIS), que atua no segmento de software e soluções para gestão hospitalar, as três empresas formam a linha de frente da BRZTech.

 "Uma economia só vai realmente entrar na primeira divisão do mundo quando tiver condições de desenvolver sua própria tecnologia diferenciada", garante o executivo.

 A BRZTech começou a ser estruturada há quatro anos. Nos últimos dois anos, a menina dos olhos, sem dúvida, tem sido o Realtime. A ferramenta suporta a conversação online, simultaneamente, de milhares de usuários. Foi essa estabilidade - ou escalabilidade, como Mora prefere chamar - que está salvando o sistema de chat do Tumblr.

 O caso mostra a importância de uma empresa de tecnologia estar atenta a tendências. Criado há dois anos, o Realtime sempre foi pensado para ser usado por um grande número de usuários. É o caminho natural de um meio que exige interatividade ampla cada vez mais, sobretudo para o crescimento do e-commerce e para a manutenção das redes sociais.

 Ao longo do ano passado, após os resultados positivos das primeiras experiências, a equipe do IBT tratou apenas de aperfeiçoar e patentear o Realtime, garantindo sua proteção em todo o mundo, para iniciar a comercialização da ferramenta. A grande oportunidade da empresa brasileira surgiu no último 7 de maio. Naquele dia, o Babblr estreava como ferramenta principal de suporte às conversas online do Tumblr. Aguardado com grande expectativa, acabou sucumbindo.

A grande procura de internautas, sempre afoitos pelas novidades e pela perspectiva de trocas de ideias em tempo real, derrubou seus poucos servidores. O serviço teve de ser suspenso com apenas três horas de operação, após 250 mil downloads.

 Foi então que a equipe do Realtime apresentou a salvação. E a negociação não foi nada difícil, garante Mora. Após uma videoconferência entre São Paulo e Los Angeles, o CEO da IBT, André Parreira, ofereceu à Babblr a solução brasileira. Deu certo. "A escalabilidade representou um papel fundamental na nossa história", diz Rafael Mora.
Fonte: Brasil Econômico 04/06/2013

04 junho 2013



0 comentários: