06 dezembro 2011

IBM vai às compras

Empresa anunciou hoje a compra da Cúram Software. Pacote totaliza US$ 20 bilhões a serem investidos até 2015 em aquisições

A IBM está de volta às compras depois de breve intervalo nas aquisições, que transformaram o seu negócio, com a integração de variadas empresas de software e de serviços. A companhia está com nada menos do que 20 bilhões de dólares na carteira a serem investidos até 2015, de acordo com Virgínia M. Rometty, nova diretora-presidente da IBM.

Mas a movimentação da organização no shopping do mercado ainda é tímida. Ela completou apenas uma aquisição, nos últimos nove meses [encerrados em setembro] de uma companhia que produz software de gestão imobiliária chamada Tririga Inc., de acordo com relatório financeiro da gigante. Desde então, além de pequenos negócios, foi anunciado hoje que está comprando a Cúram Software, uma fornecedora de software para a organização de projetos governamentais.

A Cúram Software faz aplicações para uso em programas sociais do governo. Os termos do acordo, que deverá ser concluído antes do final de dezembro, não foram divulgados. A empresa é baseada em Dublin e tem cerca de 700 funcionários. Seus produtos são usados por cerca de 80 programas de governo relacionados com emprego, saúde e bem-estar em todo o mundo para oferecer serviços com mais eficiência, de acordo com a IBM.

A IBM planeja absorver a Cúram em sua divisão de Software Group, um processo que deve ser facilitado pelo fato de as empresas terem sido parceiras desde 1999 e compartilhar muitos clientes. A Cúram concorre com fabricantes como a Lagan, outra empresa irlandesa que foi adquirida pela Kana Software no ano passado, bem como os produtos da SAP e Oracle.

A Oracle ganhou significativa capacidade humanas de serviços com a aquisição da Siebel 2006 e também anunciou o lançamento de uma suite de serviços sociais no ano passado. Esses movimentos foram vistos como uma tentativa da Oracle para competir mais eficazmente com a SAP em serviços sociais, uma área em que a SAP tem sido um jogador forte. Com a aquisição da Cúram, é possível Oracle e SAP sejam surpreendidas em uma rivalidade de três vias com a IBM.

O anúncio do acordo com a Cúram Software vem na esteira de pelo menos duas outras aquisições, do Q1 Labs, que faz software para a inteligência de segurança, e da Platform Computing, que produz software de gerenciamento de computação "cluster e grid".

É importante destacar que a IBM, que em breve será liderada pela nova diretora-presidente Virginia Rometty, anunciou gastar US$ 20 bilhões em aquisições até 2015. A IBM não divulgou os detalhes financeiros das três aquisições divulgadas nos últimos meses, um sinal de que são todas de pequeno porte. É uma movimentação natural da empresa que sempre direcionou a estratégia para aquisição de empresas menores, não adotando o modelo de megafusões.
Fonte:Computerworld05/12/2011

06 dezembro 2011



0 comentários: