22 outubro 2020

Como as tendências estratégicas de tecnologia divulgadas pelo Gartner podem ajudar no planejamento da sua empresa para 2021

Os desafios e a correria deste ano, impediram que muitas organizações analisassem as tendências e inovações fomentadas pelo mercado e adequassem a sua TI para não deixar a evolução do negócio para trás. Ainda é tempo de reavaliar este cenário, e quem sabe até já começar a programar e por em prática algumas mudanças, que ajudarão a sua empresa em 2021.

No começo do ano, o Gartner divulgou as 10 principais tendências tecnológicas estratégicas que prometem gerar interrupções significativas e novas oportunidades nos próximos 10 anos. Durante muito tempo, as principais tendências circulavam em torno da malha digital inteligente e da obtenção de dispositivos que ofereciam serviços digitais. Apesar desse ponto ainda ser importante, o foco agora está nos “espaços inteligentes centrados nas pessoas”, ou seja, como as tecnologias interagem e afetam clientes, funcionários e cidadãos.

“Em vez de construir uma pilha de tecnologia e explorar o potencial dos aplicativos, as organizações devem considerar o negócio e o ser humano em primeiro lugar.” Pontua David W. Cearley, VP Analista do Gartner.

Confira agora a lista com as 10 principais tendências estratégicas de tecnologia para 2020 – segundo o Gartner.

1. HIPERAUTOMAÇÃO

Automação aliada à Machine Learning, segundo o Gatner, está associada a etapas como: descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar e reavaliar. O foco aqui é compreender os diversos mecanismos de automação, entender como eles se relacionam e como podem ser combinados em um processo de implantação.

2. MULTIEXPERIÊNCIA

As experiências multissensoriais ganham destaque e transformam a forma como as pessoas usam a tecnologia e o impacto dela em seus padrões de percepção e interação cognitiva. Segundo o Gartner, até 2028, a experiência do usuário evoluirá com o mundo digital graças às plataformas de conversação, realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade mista (RM).

3. DEMOCRATIZAÇÃO DA EXPERTISE

A democratização da expertise oferece as pessoas acesso a conhecimentos técnicos, processos e análises por meio de uma experiência prática e simplificada, sem a necessidade de treinamento extensivo. O Gartner acredita que até 2023, 4 aspectos principais desta tendência irão se acelerar: democratização de dados e análises, democratização do desenvolvimento, democratização do design e do conhecimento.

4. APRIMORAMENTO HUMANO

Nos próximos 10 anos, o aprimoramento físico e cognitivo humano irá se intensificar e tornar-se mais comum. Segundo a fonte, esse fator está relacionado diretamente ao modo como a tecnologia pode ser usada para promover melhorias cognitivas e físicas na experiência humana.

5. TRANSPARÊNCIA E RASTREABILIDADE

A transparência e rastreabilidade estão relacionadas a uma variedade de ações e tecnologias projetadas para atender a requisitos regulatórios. Com isso, a perspectiva é que se crie uma abordagem cada vez mais ética no uso da inteligência artificial (IA) e outras tecnologias avançadas.

6. EDGE COMPUTING OU TECNOLOGIA DE BORDA

Análises do Gartner mostram que a Edge Computing representa uma nova era, a da Cloud to Edge, que facilita o processamento de dados na fonte de sua geração ou, até mesmo, muito próxima dela. De maneira geral, é uma tecnologia que coloca as informações e seus processos de coleta e entrega, mais próximas de suas fontes, repositórios e consumidores dos dados.

7. NUVEM DISTRIBUÍDA

A nuvem distribuída é a aplicação de tecnologias de computação em nuvem para interconectar dados e aplicativos a partir de várias localizações geográficas. Essa tecnologia acelera as comunicações para serviços globais e permite comunicações mais responsivas para regiões específicas.

8. COISAS AUTÔNOMAS

Segundo o Gartner, a tendência é que os dispositivos físicos como drones, robôs, veículos, etc, usem cada vez mais Inteligência Artificial (IA) para automatizar suas funções. Isso marca uma nova configuração do trabalho e um novo estágio na dinâmica dos processos.

9. BLOCKCHAIN (+ PRÁTICO)

Para o Gartner, o Blockchain caminha com um potencial de remodelar os setores, atuando em pontos como o aumento da confiança, maior transparência e a viabilização da troca de valor entre os ecossistemas de negócios.

10. SEGURANÇA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O avanço da segurança da Inteligência Artificial (IA) estabelece perspectivas como: maior proteção para os sistemas alimentados por IA, impulsionamento da IA para aprimorar a defesa de segurança, potencialização da identificação e defesa contra ataques cibernéticos.

Quer saber mais detalhes sobre cada um dos itens? Clique e confira o e-book com Top 10 Strategic Technology Trends for 2020. .. Leia mais em it2b 04/09/2020



22 outubro 2020



0 comentários: