15 agosto 2019

CADE aprova a venda pela Schlumberger, para WIS, de seus ativos de petróleo e gás em Macaé/RJ

O CADE  Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprova sem restrições a venda pela Schlumberger, para WIS - Wellbore Integrity Solutions Holdings, de seus ativos relacionadas ao setor de petróleo e gás, localizados em Macaé/RJ.

Wellbore Integrity Solutions Holdings L.P. ("WIS") - A WIS é uma empresa constituída recentemente e indiretamente controlada pelo Rhône Partners V LP e Rhône Offshore Partners V L.P. - fundos patrocinados pelo Rhône Capital V L.P. (coletivamente, "Rhône Capital") com o propósito de adquirir e, subsequentemente, conduzir o Negócio-Alvo. A WIS atualmente não tem atividades operacionais no Brasil. O Rhône Capital, em conjunto com suas empresas afiliadas, é um fundo de private equity com escritórios em Nova Iorque e Londres.

Schlumberger B.V. ("SCHLUMBERGER") - A Schlumberger é uma fornecedora internacional de tecnologia de caracterização de reservatório, perfuração, produção e processamento para a indústria de petróleo e gás. Atuante em mais de 85 países, a Schlumberger fornece uma ampla gama de produtos e serviços para esta indústria desde a exploração, por meio da produção e integração de soluções do poro ao duto (pore-to-pipeline) para recuperação de hidrocarbonetos que otimizam a performance de reservatórios.

A WIS pretende adquirir da Schlumberger, seus ativos relacionados aos negócios de (i) Pescaria e Correção (Fishing & Remedial); (ii) DRILCO; e (iii) aluguel de ferramentas e tubos de perfuração (Thomas Tools & Tubular Rental). Todas estas atividades estão relacionadas ao setor de petróleo e gás. O Negócio-Alvo está localizado em Macaé/RJ, onde existe uma instalação a ser transferida e que desempenha as atividades relacionados ao Negócio-Alvo.

A Operação não acarretará mudança na estrutura societária da Empresa-Alvo após a sua realização, visto que se trata de aquisição de ativos.

O Rhône Capital informou que a presente Operação representa uma oportunidade atrativa de investimento e que o Negócio-Alvo se beneficiará do apoio de investidores comprometidos e experientes. A Schlumberger, por sua vez, acredita que os negócios de DRILCO, aluguel de ferramentas e tubos de perfuração, e Pescaria e Correção terão maiores oportunidades de crescimento quando posicionados de maneira única dentro de um portfólio estratégico dos compradores. Esse desinvestimento permitirá que a Schlumberger se concentre em sua principal estratégia de perfuração, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de automação que podem se aprimoradas pela capacitação digital.

A Operação Proposta foi notificada para a autoridade antitruste nos Estados Unidos da América (Federal Trade Commission and Antitrust Division of the U.S. Department of Justice in the United States) e foi concedido o encerramento antecipado do waiting period. A Operação Proposta também pode ser notificada para a autoridade antitruste na Rússia.
               
Assim, a Operação em tela não levanta preocupações de ordem concorrencial, dado que o grupo adquirente não detém em seu portfólio empresas com atividades horizontal ou verticalmente relacionadas ao Negócio-Alvo, tratando-se, portanto, de mera substituição de agente econômico, o que não traz desdobramentos em termos concorrenciais no Brasil.

Considerando todo o exposto, esta SG conclui que a Presente Operação não levanta maiores preocupações sob o enfoque concorrencial, podendo ser aprovada sob rito sumário.  Leia mais em sei.cade 14/08/2019

=====

WELLBORE INTEGRITY SOLUTIONS E RHÔNE CAPITAL EM PROCESSO DE COMPRA DOS NEGÓCIOS DE PESCA E TUBULARES E ATIVOS DA SCHLUMBERGER.

A Wellbore Integrity Solutions (WIS), uma afiliada da empresa de capital privado Rhône Capital, e a Schlumberger anunciaram hoje conjuntamente que firmaram um contrato para a aquisição pela WIS dos negócios e ativos associados da DRILCO, Thomas Tools e Fishing & Remedial Services, juntamente com parte de uma unidade de produção localizada na Rankin Road em Houston, Texas. A transação está avaliada em aproximadamente 400 milhões de dólares e está sujeita a autorizações regulatórias e outras condições usuais para a concretização do negócio. As partes esperam concluir a transação até o fim de 2019.

A WIS espera operar os negócios combinados como um fornecedor global e voltado para o cliente de serviços de tubulares de perfuração; colunas de tubos, aluguel e acessórios; serviços de pesca e reparo para atividades de perfuração, intervenção e abandono para o setor de serviços petrolíferos.

“Nossos clientes irão se beneficiar da nossa expansão como um fornecedor de produtos e serviços independente, com uma forte presença global” afirma David MacNeill, Diretor Executivo da WIS. “Sentimo-nos muito orgulhosos com a aquisição dessas empresas históricas, que fornecem produtos e serviços de qualidade para o setor de petróleo e gás há mais de 60 anos.”

Kristi Vilay, Presidente da Bits & Drilling Tools, acrescentou: “A DRILCO, Thomas Tools e Fishing & Remedial terão melhores oportunidades de crescimento com um posicionamento único em um portfólio estratégico do comprador. Esta alienação permitirá que a Schlumberger foque na sua principal estratégia relacionada à perfuração, incluindo o desenvolvimento de tecnologias de automação que podem ser aprimoradas pela capacitação digital.”

Após o fechamento do negócio, a WIS terá aproximadamente 1.100 funcionários com operações em 25 países.

SOBRE A WELLBORE INTEGRITY SOLUTIONS A Wellbore Integrity Solutions (WIS) estabeleceu-se como uma plataforma voltada para o cliente para a aquisição de ativos e tecnologias com o propósito de fornecer um extenso conjunto de produtos e serviços que reduzem o risco do ciclo de vida de poços de petróleo, gás e geotérmicos. Como uma empresa autônoma e independente, com uma estrutura verticalmente integrada, a WIS tem como foco o fornecimento de produtos de qualidade fabricados nos EUA, entregues por meio de uma presença global de serviços de campo e engenharia. Com o nosso posicionamento único no setor de energia, atenderemos às necessidades de integridade de poços de empresas de energia, empresas de serviços e parceiros locais.

SOBRE A RHÔNE - Com 24 anos de experiência em investimentos, a Rhône Capital e suas afiliadas (“Rhône”) incluem uma empresa global de gestão de investimentos alternativos com mais de 6 bilhões de dólares em ativos sob gestão nos seus negócios de capital privado e na sua joint venture imobiliária com a empresa The We Company, líder mundial no setor de espaço de trabalho colaborativo. A empresa concentra seus investimentos de capital privado em empresas líderes de mercado com presença transatlântica ou pan-europeia e oportunidades de crescimento global. A Rhône, que atualmente está investindo capital do seu quinto fundo de capital privado, investiu em uma carteira diversificada de empresas, incluindo as dos setores de serviços para empresas, produtos químicos, produtos de consumo, energia, alimentação, indústrias, embalagens, materiais especiais e transportes.

SOBRE A SCHLUMBERGER - A Schlumberger é líder mundial no fornecimento de tecnologia para caracterização de poços, perfuração, produção e processamento para o setor de petróleo e gás. Com vendas de produtos e serviços em mais de 120 países e empregando cerca de 100.000 pessoas que representam mais de 140 nacionalidades, a Schlumberger fornece a mais extensa linha de produtos e serviços do setor, desde a exploração até a produção, e soluções integradas do poço ao oleoduto, que otimizam a recuperação de hidrocarbonetos para melhorar o desempenho do reservatório.

A Schlumberger Limited possui escritórios em Paris, Houston, Londres e Haia, e divulgou receitas de 32,82 bilhões de dólares em 2018. Para obter mais informações, visite www.slb.com... Leia mais em welboreintegrity 14/05/2019




15 agosto 2019



0 comentários: