19 outubro 2017

Incubadora do Itaú já recebeu mais de 70 startups, que captaram R$ 150 milhões

Localizado em São Paulo, Cubo está em reformas para quadruplicar de tamanho

Há mais de dois anos, em setembro de 2015, o Itaú liderou a criação de um dos locais mais inovadores no ecossistema empreendedor brasileiro. O Cubo, nome escolhido em função do formato do prédio, já recebeu mais de 1400 eventos, cerca de quatro por dia, e 650 pessoas frequentam o espaço diariamente. Por conta desse sucesso o banco decidiu ampliar o espaço, que vai crescer de tamanho quatro vezes.

Em parceria com a investidora Redpoint eVentures, o Itaú tomou a decisão de criar um espaço de inovação aberta para "eventualmente fazer parceria, testar tecnologia que a gente não tem e estar perto desse universo de startups", explica Lineu Andrade, diretor do Itaú Unibanco responsável pelo Cubo.

Depois de citar alguns números expressivos dos dois anos do espaço - lá foram incubadas 74 startups, que captaram mais de R$ 150 milhões em investimentos e geraram mais de mil empregos -, Andrade diz que a proposta de coworking deu muito mais certo do que a companhia imaginava.

A ampliação do Cubo vem para suprir essa demanda crescente. "A gente era obrigada a recusar boas equipes por falta de espaço", lamenta Andrade. Apesar de também ficar na Rua Casa do Ator, em São Paulo, o novo prédio terá espaço para abrigar até 210 startups, número quatro vezes superior ao atual.

Crescimento

No novo espaço, com previsão de abertura no primeiro semestre de 2018, o Itaú também vai criar outras formas de trabalhar com as startups. Uma delas é colocar o foco das empresas nascentes em cinco setores: saúde, educação, fintech, varejo e indústria 4.0.

O Cubo deve contar também com mais parceiros institucionais. A varejista japonesa Daiso, por exemplo, vai colocar equipamentos para as startups testarem suas hipóteses.

Com o aumento do tamanho, mais pessoas também são esperadas diariamente no local. Segundo Andrade, o número de visitantes diários deve saltar de 650 para duas mil pessoas.

Uma nova iniciativa que foi apresentada no mês passado foi o Cubo Digital. O dirigente explica que conteúdos e encontros proporcionados no espaço físico serão disponibilizados. "Será uma plataforma para os empreendedores receberem mentorias e se conectarem com outras startups. O foco é para aqueles que estão geograficamente longe do Cubo", diz Andrade.  Raphael Ferreira  Leia mais em dci 19/10/2017

19 outubro 2017



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