Para aumentar as chances de sucesso de uma empresa nascente, conhecimento do processo produtivo, capital financeiro suficiente, pessoas qualificadas e um bom plano de negócios são requisitos fundamentais. De pouco adiantará conhecimento, capital e pessoas, se o empresário não conhecer e analisar o mercado que estiver entrando.
Planos de negócios são importantes para definição de estratégia de longo prazo e análise de riscos operacionais. Nele, serão feitos estudos de potenciais de demanda e aceitação do produto ou serviço da empresa, além de se verificar potencial de precificação, por exemplo.
As se começar um estudo como este, deve-se fazer primeiro uma análise de localização da operação, definição de concorrentes diretos e indiretos e análises de produtos similares e substitutos. Com isto pronto, passa-se a definições de preços de concorrentes versus qualidade de produtos.
Uma boa pesquisa de mercado com potencias clientes será importante como forma de entendimento de demandas reprimidas, interesses nos produtos ou serviços que serão oferecidos, análise de precificação e verificação de costumes de consumo. Todos os resultados, positivos ou não, deverão ser incorporados tanto ao modelo econômico operacional que começará a ser feito quanto à análise estratégica da nova empresa. Planos de negócios para startups sempre devem considerar todos os pontos, positivos ou não.
Na definição de público alvo para a pesquisa, deve-se considerar a faixa de renda que seu produto focará, assim como faixa etária e localização de consumo. Outro ponto importante serão as estratificações necessárias para análise e o erro amostral aceito para se definir o tamanho da amostra.
Com essas informações em mãos, pode-se iniciar o trabalho de elaboração do modelo econômico operacional. Serão considerados no modelo a taxa de captação de novos clientes, por exemplo, a precificação ideal ao longo dos períodos, o regime tributário escolhido e quanto de capital será investido. Todas estas premissas definirão o grau de rentabilidade do negócio, assim como sua viabilidade.
No momento de definição de curvas de crescimento, por exemplo, deve-se considerar a força de concorrentes, a diferenciação de produtos, os resultados das pesquisas de mercado realizadas e, sobretudo, o bom senso. Este último é especialmente importante, pois muitos planos de negócios para startups simplesmente são descartados por investidores devido a premissas fora da realidade de mercado ou que serão impossíveis de serem atingidas com a quantidade de capital disponível.
Em planos de negócios para startups, métricas como ROIC, Payback, TIR e Exposição Máxima de Caixa são fundamentais para definição de viabilidade operacional e como argumentos para convencimento de potenciais investidores. Assim, não economize tempo produzindo um modelo econômico operacional robusto e atingível, com todas as métricas de resultado – será importante tanto para a operação quanto para atrair investidores.
O relatório de um plano de negócios para startup deverá conter todas as análises realizadas, os resultados da pesquisa de mercado, as premissas operacionais e suas explicações, assim como o modelo financeiro. Este relatório servirá como o "book" da startup para negociação de entrada de investidores e como balizador de metas a serem atingidas pela operação da nova empresa e por sua administração. Assim, junte a experiência do empreendedor, com pessoas capacitadas, capital suficiente para os primeiros trimestres de operação e um bom plano de negócios, que as chances de sucesso da nova empresa aumentarão consideravelmente. Por Eduardo Peres - diretor de novos negócios da GlobalTrevo Consulting. Leia mais em tiinside 04/05/2017
04 maio 2017
A importância de um plano de negócios para uma startup
quinta-feira, maio 04, 2017
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Ruy Moura
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