14 outubro 2015

Aceleradora de startups de saúde já conta com seis projetos em seu programa

Berrini Ventures, da Live HCM e da IT Mídia, apoia negócios que querem transformar a área de saúde e torná-la mais eficiente

Inaugurada em abril de 2015, a Berrini Ventures, fruto da parceria entre a Live Healthcare Mídia (Live HCM) e a IT Mídia, nasceu com o objetivo de desenvolver startups que geram soluções inovadoras para o setor de saúde. De lá para cá, já conta com cinco empresas e um Venture Building, ou cria da casa, no programa de aceleração, que começou em julho e vai até janeiro de 2016, período que as aceleradas vão trabalhar em seu go-to-market. Após a primeira rodada, a Berrini Ventures buscará novas startups.

“Por volta de 16% das empresas afirmam que o principal desafio é ir ao mercado. Ao usar a infraestrutura e o networking da Berrini Ventures, conseguimos prover conexões mais eficientes e acelerar a ida ao mercado desses negócios”, explica Rafael Campos, CFO da Berrini Ventures.

Campos completa dizendo que por a aceleradora contar com médicos em seu corpo diretivo e patrocinadores de peso, o contato com o mercado é mais simples e rápido. Pfizer, Laboratório Sabin, Hospital Samaritano, Qualicorp e Unitcare são os patrocinadores da iniciativa e cada uma dessas empresas leva para o time de mentoria de três a cinco executivos C-levels que aconselham sobre os próximos passos a serem tomados. “Além disso, a cada 15 dias um dos sócios da Live HCM e IT Mídia também participaram do processo de mentoria”, detalha.

Conheça abaixo quem são as startups que participam da primeira fase do programa de aceleração:

Vitta
Criada em Uberlândia, Minas Gerais, a startup é uma one stop shop para médicos e consultores. A empresa criou um sistema on-line de gestão clínica com agendamento pela internet, que permite que médicos acessem prontuários dos pacientes em qualquer lugar, consultem a agenda de onde estiverem e controlem as finanças do consultório em tempo real.

Avelã
A empresa desenvolveu um produto batizado de Elo, aplicativo que possibilita ao profissional da saúde se relacionar com seus pacientes, além de organizar a agenda de forma mais simples e eficiente. A solução tem como bandeira garantir que a consulta marcada, de fato, aconteça. Geralmente, 30% dos pacientes não aparecem em suas consultas, por diversos motivos. O AvelãElo busca acabar com essa quebra. O sistema avisa o paciente por SMS sobre a consulta e caso ele não possa comparecer, promove interação para remarcação.

O sistema também auxilia médico e paciente no pós-consulta, enviando, por exemplo, informações sobre o tratamento que o paciente deverá se submeter, garantindo um atendimento individualizado o humanizado.

Flowing
Focado em estilo de vida, o Flowing é um portal e um aplicativo que une coaching de saúde com rotinas de exercícios físicos da pessoa. Além disso, há um preparamos psicológico atrelado à tecnologia. Para empresas, por exemplo, a solução ajuda a evitar absenteísmo e nível de stress de seus funcionários.

Guarda Saúde
Focada em telerradiologia, a Guarda Saúde foi criada em Florianópolis, em Santa Catarina. A ideia da startup é capturar imagens de máquinas de radiologia, convertê-las e fragmentá-las. Isso porque, para se ter uma ideia, uma única imagem de uma ressonância chega a ter 1TB. Ao reduzir o tamanho das imagens, a proposta da Guarda Saúde é enviar os dados para a nuvem e disponibilizar para um grupo de médicos autorizados. “Um hospital não precisa ter uma equipe de imagem para trabalhar nos laudos. A Guarda Saúde propõe uma comunidade para fazer as análises”, explica Campos.

PagSaúde
A ideia da startup de Vitória, no Espírito Santo, é promover microcrédito para a saúde. Segundo explica Campos, o foco são as pessoas que não têm plano de saúde, mas que também não recorrem ao SUS para fazer exames rotineiros, ou básicos. “O Pague Saúde faz parceria com clínicas populares para oferecer consultas a preços mais acessíveis”, assinala Campos. Assim, por exemplo, um empregador pode cadastrar seu cartão de crédito e aplicar um limite para que seu empregado use nessas clínicas. O valor é descontado do salário, direto da folha de pagamento e pode ser parcelado.

Catálogo Hospitalar
O Catálogo Hospitalar, o Venture Building da Berrini Ventures, é considerado hoje um dos mais importantes elos entre fornecedores e compradores do segmento médico-hospitalar, tornando-se uma vitrine de produtos e equipamentos hospitalares.

Trata-se de um site de busca de produtos que reúne interessados em comprar, vender produtos e serviços, promovendo e distribuindo este conteúdo de forma simples e efetiva, garantindo aos anunciantes o retorno do investimento e, aos usuários, a melhor forma de buscar por esse tipo de informação.  por: DÉBORAH OLIVEIRA Leia mais em itforum 13/102015

14 outubro 2015



0 comentários: