08 maio 2014

State Grid está de olho na CPFL

Maior companhia elétrica do mundo, a chinesa State Grid escolheu seu novo alvo no mercado brasileiro — a CPFL, uma das maiores elétricas privadas do país. Segundo EXAME apurou, a State Grid está interessada na participação do Grupo Camargo Corrêa na CPFL.

A Camargo tem a segunda maior fatia da companhia, com 24% das ações, e participa do bloco de controle ao lado da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. As conversas são iniciais e podem não evoluir para uma aquisição.

A CPFL vale 19 bilhões de reais, e suas ações caíram 18% nos últimos dois anos devido à crise generalizada do setor elétrico. Recentemente, um grupo de minoritários formado por fundos de pensão contratou o banco de investimento JP Morgan para negociar suas ações.

A State Grid entrou no Brasil em 2010, quando comprou sete transmissoras de energia do grupo espanhol Plena Transmissoras. Dois anos depois, ofereceu 9 bilhões de reais pela participação de 39% da espanhola Iberdrola na elétrica Neoenergia. Mas a operação foi vetada pelo governo. Em 2012, os chineses compraram sete linhas de transmissão de energia por 1,8 bilhão de reais. Procuradas, a State Grid não comentou e a Camargo negou que esteja negociando com os chineses. Thiago Bronzatto | Leia mais em Exame 08/05/2014

08 maio 2014



0 comentários: