22 maio 2014

Avaliado em US$ 159 bilhões, Google desbanca Apple e se torna a marca mais valiosa do mundo

Depois de três anos na liderança entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, a Apple caiu para a segunda posição na lista BrandZ neste ano. A marca, avaliada em US$ 148 bilhões — queda de 20% em relação ao relatório do ano passado —, foi superada pelo Google, que encabeçou a lista com valor US$ 159 bilhões, um aumento de 40% no ano.

Esta é a nona edição do estudo BrandZ 100 Marcas Mais Valiosas do Mundo, realizado pela Millward Brown Optimor e patrocinado pela WPP. O valor combinado das Top 100 quase dobrou desde o primeiro ranking, em 2006, valendo hoje US$ 2,9 trilhões, um aumento de 49% na comparação com a avaliação de 2008, que marcou o início da crise financeira mundial.

O relatório mostra que, embora a Apple continue a ser uma marca de alto desempenho, há uma crescente percepção de que ela não está mais redefinindo tecnologia para os consumidores, refletido por uma falta de lançamentos de produtos que causem grande "comoção".

Na terceira colocação do ranking está a IBM, que se manteve na mesma posição que o ano passado, com um valor de marca de US$ 108 bilhões.

"O Google foi extremamente inovador no ano passado com o Google Glass, investimentos em inteligência artificial e uma infinidade de parcerias que veem seu sistema operacional Android sendo incorporado a outro bens como carros. Toda esta atividade envia um sinal muito forte para os consumidores sobre o que é o Google e coincidiu com uma desaceleração na Apple", comentou Nick Cooper, diretor da Millward Brown Optimor.

Em relação às marcas brasileiras, estas perderam valor em função do baixo crescimento econômico e saíram do ranking global de 2014. Marcas de consumo como Skol, que é a mais valiosa do Brasil, teve um crescimento de 8% neste ano e a Sadia cresceu 24% em relação a 2013. Leia mais em tiinside 21/05/2014

22 maio 2014



0 comentários: