01 novembro 2013

Minerva assume bovinos da BRF por 15% do seu capital

Informação foi antecipada pelo blog Primeiro Lugar On-line, de EXAME.com

 A Minerva Foods assumirá a divisão de bovinos da BRF, em operação que incluirá a transferência de cerca de 15 por cento das ações da empresa de bovinos para a BRF, que atua mais na área de alimentos processados, carne de frango e suínos, disse à Reuters uma fonte a par do assunto.

 Procuradas, as duas empresas não comentam o assunto.

 A Minerva Foods, terceira em produção de carne bovina no Brasil, estava trabalhando com uma estratégia de expansão focada na América do Sul, incluindo unidades de abate nos Estados em que ainda não estava presente no Brasil, como o Mato Grosso.

 Cem por cento das operações de bovinos da BRF estão localizada justamente no Estado de Mato Grosso, principal produtor de gado do país.

 Segundo a fonte, o acordo que está sendo concluído e deverá ser apresentado mais tarde nesta sexta-feira.

 Em conferência recente para comentar os resultados trimestrais da companhia, o presidente do Conselho de Administração da BRF, Abilio Diniz, disse que a estratégia da companhia é deixar o foco em commodities e voltar-se para o clientes e consumidores.

 As ações da Minerva operavam em alta de 3,6 por cento perto do fechamento, enquanto os papéis da BRF caíam 1,3 por cento.
Fonte: exame 01/11/2013
=======================

Minerva compra operação de bovinos da BRF, em acordo de troca de ações 

Operação que pertencia à gigante dos alimentos fatura cerca de R$ 1,2 bilhão por ano e encerra ciclo de compras da Minerva no mercado interno, diz o diretor-presidente Fernando Galletti de Queiroz

A Minerva Foods, uma das líderes na produção de carne in natura na América do Sul, anunciou nesta sexta-feira a aquisição da divisão de bovinos da BRF. O negócio será feito por meio da troca de ações e a BRF passará a ser sócia da Minerva, com cerca de 15% de participação. Segundo o diretor presidente da Minerva Foods, Fernando Galletti de Queiroz, a operação encerra o ciclo de compras da empresa no mercado interno. A Minerva segue avaliando a expansão para o exterior.

 De acordo com o diretor financeiro da Minerva, Edson Ticle, a área adquirida faturou no ano passado cerca de R$ 1,2 bilhão. A expectativa da empresa é que um valor muito próximo a esse seja incorporado ao resultado da Minerva quando os ativos forem definitivamente incorporados ao grupo.

 A divisão de bovinos reúne duas fábricas, nos municípios de em Várzea Grande e Mirassol do Oeste, no Mato Grosso, Estado onde a Minerva não tinha presença na produção de derivados de bovinos - o que amplia a abrangência da empresa. "Era o único Estado em que não estávamos presentes e, com a aquisição, completamos a nossa diversificação geográfica no Brasil, passando a estar nos principais e mais importantes Estados produtores", disse Queiroz em teleconferência, na noite de ontem.

 As duas unidades da BRF hoje processam 2,6 mil cabeças por dia e vão elevar a capacidade de abate da Minerva para 14.080 cabeças por dia - isso significa uma expansão de 23% em relação à capacidade atual. Apesar desse incremento, a Minerva permanece como a terceira colocada no ranking das empresas de bovinos do País, atrás do Marfrig, que tem capacidade de abate de 21 mil animais por dia no Brasil e no exterior, e da JBS. As duas unidades estão habilitadas para exportar para todos os países que têm acordo com o Mato Grosso para tanto. "A BRF é um grande operador e fez todos os investimentos para que as unidades fossem habilitadas para todos mercados mais exigentes", disse Queiroz. A Minerva está entre os três maiores exportadores de carnes do Brasil e seus produtos chegam a 100 países.

 União. Entre os ganhos estratégicos da operação, na avaliação de Queiroz, está a entrada da BRF no bloco de acionistas, que cria ambiente para futuros arranjos na produção de alimentos a base de carnes. A Minerva já atua no processamento de suínos e de aves, onde se concentram as operações da BRF, mas tem como carro chefe a carne bovina, o couro e a exportação de boi vivo e derivados. A aproximação entre as duas empresas abre espaço para troca de conhecimentos nos diferentes mercados em que atuam.

 "Estamos colocando juntos o que acreditamos ser um grande e eficiente operador de carne bovina com um grande e eficiente operador da área de aves, suínos e produtos processados, o que abre caminho da Minerva e da BRF para estudos que vão além do passo dado nestas fábricas", disse Queiroz.

 O arranjo da nova estrutura interna prevê a celebração de um acordo de acionistas em que o controle permanece com o grupo Minerva, que terá direito a indicar cinco membros para o conselho de administração da companhia. A BRF poderá indicar dois membros, ficando o conselho composto por dez conselheiros.

 A operação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o órgão antitruste, o que, na opinião de Queiroz, não representa problema pois o negócio não leva à concentração de mercado. "O que existe é um crescimento da Minerva: vamos atuar em um Estado onde não estamos presentes, não acreditamos que haverá restrição. " Por Alexa Salomão / COLABOROU DAYANNE SOUSA
Fonte: O Estado de S. Paulo 01/11/2013

COMENTÁRIOS:
A Minerva publica em seu site apresentacão referente a Celebração de Acordos entre Minerva e BRF Novembro 2013. Abaixo alguns slides extraídos do mencionado documento.











01 novembro 2013



0 comentários: