14 novembro 2013

GDF Suez entra no setor de exploração de gás pela primeira vez no Brasil

A GDF SUEZ assinou um ‘Acordo de Compra de Ativos’ com a Vale S.A. (Vale), uma das maiores empresas na área de metais e mineração no mundo, para adquirir sua participação de 20% em dois blocos de exploração de gás na bacia onshore do Parnaíba, localizada no Nordeste do Brasil.

 A assinatura do APA (asset purchase agreement) marca a primeira entrada da GDF Suez, maior geradora privada de energia elétrica do país, nas atividades de exploração e produção no Brasil.

 Os blocos abrangem uma área de 3.067 km² e 3.065 km² respectivamente, em uma região relativamente pouco explorada, com alto potencial de gás natural. Essas licenças foram concedidas em março de 2008 como parte da 9a rodada de licitações para exploração à Vale (20%), BP (40%, operadora do bloco 2) e Petrobras (40%, operadora do bloco 3). Até março de 2014, está programado um poço de exploração em cada um desses dois blocos.

 Didier Holleaux, CEO da GDF Suez E&P International, destaca a importância desta operação: “Por meio dessa aquisição, a GDF SUEZ dá o seu primeiro passo nas atividades de exploração e produção no Brasil. Essa operação nos permite trabalhar com sócios experientes, em uma região ainda pouco explorada, mas que possui claro potencial para o gás natural.” 

Maurício Bähr, CEO da GDF Suez no Brasil, afirmou: “A combinação da experiência internacional da GDF SUEZ nas atividades de exploração e produção, juntamente com a nossa presença relevante no mercado de eletricidade brasileiro, representa uma atuação forte do Grupo no Brasil. Esperamos que o gás natural desempenhe um papel essencial no mix energético futuro e, portanto, o acesso direto ao gás é um importante incremento na posição da GDF SUEZ no país.”

 A GDF Suez, através de sua subsidiária Tractebel Energia, é a maior produtora independente de energia no Brasil, representando aproximadamente 7% da capacidade total de geração instalada do país. 87% da capacidade de 8.522 MW são provenientes de fontes renováveis. Sua posição em fontes renováveis tem sido reforçada pela construção de novos parques eólicos na região nordeste.

 Atualmente, a GDF Suez está também construindo no Rio Madeira, no estado de Rondônia Jirau, uma das maiores hidrelétricas em construção no país, e que irá gerar 3.750 MW. O projeto, que produzirá energia limpa e renovável para atender às necessidades de eletricidade de 10 milhões de residências, foi recentemente registrado junto às Nações Unidas sob o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. O Grupo está igualmente presente nos serviços relacionados à energia e vem suprindo o mercado brasileiro com GNL desde 2012.

 A GDF Suez E&P International detém uma carteira equilibrada de 344 licenças de exploração e/ou produção (54% operadas) entre regiões maduras e zonas de exploração de alto potencial em 16 países com uma produção de 54.9 milhões de barris de óleo equivalente (Mboe) e 836 Mboe de reservas 2P. A GDF SUEZ E&P International é uma operadora de produção na Noruega, com o campo de Gjøa, bem como nos Países Baixos e na Alemanha. No Reino Unido, o Grupo também opera o projeto Cygnus, um dos maiores campos de gás não desenvolvidos na Plataforma Continental do Reino Unido nos últimos 25 anos.

 A GDF Suez E&P International é também sócia no importante projeto Jangkrik, na Indonésia, e co-operadora no projeto Touat na Algéria, ambos atualmente em fase de desenvolvimento.
Fonte: tnpetroleo 14/11/2013

14 novembro 2013



0 comentários: