Duas das maiores agências de publicidade do mundo, a francesa Publicis e a norte-americana Omnicom, estão em estágio final de negociação para uma fusão que pode criar um novo líder global no setor, segundo informações da agência de notícias Bloomberg.
O acordo prevê uma fusão de iguais, segundo uma pessoa a par do assunto citada pela Bloomberg. Com valor de mercado superior a US$ 30 bilhões e faturamento de aproximadamente US$ 23 bilhões, a nova empresa, que pode se chamar Publicis Omnicom Groupe, ultrapassaria a rival britânica WPP.
O tamanho e a abrangência geográfica do novo grupo aumentariam o poder de barganha de suas agências nas negociações por melhores valores para os seus clientes em anúncios publicitários na televisão, na internet e na mídia impressa.
Além disso, uma fusão fortaleceria duas tradicionais empresas de mídia em uma fase de transformação do setor, provocada pela revolução digital. Enquanto a Publicis tem demonstrado um perfil mais agressivo na aquisição de agências especializadas na mídia digital, a Omnicom preferiu desenvolver essa habilidade internamente. Juntas, elas teriam mais força para competir nesse segmento.
Dona de agências como a BBDO, TWBA Worldwide e da empresa de mídia OMD, o grupo Omnicom possui contas de empresas como o McDonald's e PepsiCo. Já o grupo Publicis possui as agências Leo Burnett, Saatchi & Saatchi e a empresa de mídia Starcom Mediavest. Entre os seus clientes, destacam-se L'Oréal SA e Procter & Gamble.
A Publicis atua no Brasil por meio das agências Publicis Brasil, Leo Burnett e F/Nazca Saatchi & Saatchi. Já o grupo Omnicom tem participações na AlmapBBDO e na Lew'Lara/TWBA.
Procuradas pela Bloomberg, as empresas não quiseram comentar a notícia.
Fonte: Uol 27/07/2013
COMENTÁRIOS:
A Omnicom e a Publicis divulgaram em seus sites resultados referentes ao 2º trim/13: Second Quarter Resultas July 18, 2013 Omnicom ; Publicis Groupe Half Year Results 2013. Abaixo alguns slides extraídos dos referidos documentos.
27 julho 2013
Fusão pode criar nova líder mundial em publicidade
sábado, julho 27, 2013
Fusões, Plano de Negócio, Tese Investimento, Transações MA
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário