21 julho 2013

CNPC pensa em comprar ativos da Petrobrás

A China National Petroleum Corp, a maior produtora de petróleo do país, está considerando a compra de ativos da Petróleo Brasileiro SA na América do Sul, três pessoas com conhecimento do assunto disseram.

Os ativos na Colômbia e no Peru poderiam valer cerca de um combinado de US $ 2 bilhões e a CNPC podem enfrentar a concorrência de outros produtores da América do Sul, disseram duas das pessoas, que pediram para não ser identificada porque a informação é privada.

Petrobras ( PBR: EUA ) , a companhia de petróleo de capital aberto mais endividada, foi derramando ativos para ajudar a financiar projetos em águas profundas no Brasil. A estatal Petrobras vendeu metade de seus ativos africanos ao Grupo BTG Pactual SA por US $ 1,5 bilhões no mês passado. A CNPC tem sido a companhia de energia da Ásia que mais aquisições fez este ano, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

 “O movimento está em linha com a estratégia global da CNPC para expandir seus ativos de produção a nível mundial, como a empresa tenta agarrar mais ativos, enquanto os preços do petróleo permanecem relativamente estáveis”, Grace Liu, analista de petróleo com Guotai Junan Securities Ltd., disse por telefone a partir de Shenzhen. “A CNPC e a PetroChina já possuiem muitos ativos na América do Sul, assim que adicionar um pouco mais não seria tão arriscado como se aventurar em uma região totalmente nova.”

PetroChina Co. é unidade de capital em Hong Kong da CNPC. Brent, uma referência que ajuda a determinar o preço de mais de metade do petróleo do mundo, uma média de 105,68 dólares o barril no ano passado, em comparação com os 104,38 dólares por barril em doze meses anteriores.

A Petrobras não quis comentar sobre a venda dos ativos do Peru e da Colômbia. O porta-voz de Pequim Li Runsheng do CNPC não respondeu duas chamadas para seu escritório. A Petrobras está em busca de fundos para apoiar os seus planos para gastar $ 237 bilhões de dólares americanos nos cinco anos até 2017. Os investimentos são definidos a aparecer, uma vez que desenvolve o campo nas águas ultraprofundas de Libra, a maior descoberta do Brasil.

A caça continua State-owned CNPC in March announced it will spend $4.2 billion to buy a stake in Eni SpA (ENI)’s African natural gas assets in Mozambique. The Beijing-based producer is also set to pay about $5 billion to purchase a stake in Kashagan project from state-backed KazMunaiGaz National Co. in Kazakhstan, people with knowledge of the

Continuação Caça
A CNPC estatal março anunciou que vai gastar 4,2 bilhões de dólares para comprar uma participação na Eni SpA (ENI) ‘s ativos de gás natural da África, em Moçambique. O produtor de Pequim também está definido para pagar cerca de US $ 5 bilhões para comprar uma participação no projeto Kashagan da estatal KazMunaiGaz Co. Nacional, no Cazaquistão, as pessoas com conhecimento do assunto, disseram no mês passado.

Empresas chinesas continuarão a caçar os ativos de recursos naturais no exterior, especialmente nos chamados mercados de fronteira, disse Fang Fang, JPMorgan Chase & Co. ( JPM: EUA ) ‘s chefe de banco de investimento para a China, em entrevista ontem em Pequim.

Empresas de China compraram US $ 28 bilhões em ativos no exterior no primeiro semestre do ano, sobre o mesmo período do ano anterior, segundo dados compilados pela Bloomberg. Dealmaking ainda fica atrás de 2009, quando um recorde de $37 bilhões de dólares de transações foram atingidos no primeiro semestre, os dados mostram. CNPC Said to Weigh Buying Petrobras Assets in South America BusinessWeek
Fonte: onip 19/07/2013

21 julho 2013



0 comentários: