16 julho 2013

Atlantia e Bertin miram IPO, rodovias e aeroportos

Um ano depois de concluída a fusão da italiana Atlantia com a brasileira Bertin na área de rodovias, a AB Concessões - resultado da operação - tem intenção de ampliar o atual portfólio por meio dos leilões do governo federal. Todo o pacote de licitações de estradas é analisado de perto pela companhia, assim como o de aeroportos. A companhia ainda planeja sustentar o crescimento usando os recursos oriundos de uma oferta de ações nos próximos três anos.

 "Estamos prevendo a abertura de capital em 2016. Temos isso como objetivo para financiar o crescimento da companhia", diz José Renato Ricciardi, diretor-presidente da AB Concessões, em entrevista ao Valor. Atualmente, o mecanismo de financiamento da empresa tem sido - além do BNDES - as debêntures. Só neste ano, foram R$ 2,7 bilhões captados no mercado por meio das subsidiárias da nova holding.

 Ricciardi conta que, atualmente, há espaço para captar mais recursos no mercado para futuros projetos de infraestrutura. Mas isso se a modelagem agradar o investidor financeiro - que avalia "uma série de riscos", diz, como o da obtenção de licenças ambientais. "Não adianta eu achar que o projeto está bom se eu não conseguir vender para o agente financiador", diz.

 Mesmo assim, ele considera possível contar com os recursos do mercado para as novas rodovias. Os empreendimentos localizados no Sudeste são os mais atrativos para a empresa. "Estamos olhando bastante São Paulo e Minas Gerais, onde já temos concessões. Goiás também, porque é um Estado que está crescendo muito", diz. A próxima fase de leilões de rodovias federais começa a ser feita em setembro, de acordo com o cronograma do governo, e pode se estender até o começo de 2014.

 Além dos leilões, a AB se prepara para crescer em rodovias por meio do chamado mercado secundário - via aquisições. Já há a opção de compra da concessionária SPMar, controlada pelo grupo Bertin, que tem contratos para a administração de dois trechos no Rodoanel de São Paulo. Em fase de investimentos, a concessionária não entrou no acordo de fusão de 2012. A incorporação pode ser feita até 18 meses após a conclusão das obras do Trecho Leste - prevista para 10 de março de 2014, segundo o contrato de concessão.

 Outro segmento de interesse é o de aeroportos. O grupo planeja disputar a concessão de Galeão (RJ) e Confins (MG), no leilão que será feito em outubro - conforme prevê o Planalto. "São dois projetos realmente atraentes. Estamos avaliando", diz. Dá força à preparação da AB a fusão, na Europa, entre a acionista Atlantia e outra italiana, a Gemina. Esta última é uma operadora que administra o aeroporto de Roma. Com a operação, a Atlantia incorpora a experiência no novo setor. No comunicado da fusão entre as duas companhias, o Brasil foi citado como uma das oportunidades de crescimento no setor aeroportuário.

 As dificuldades que o grupo Bertin enfrentou na área de energia não afetaram a companhia, segundo Ricciardi. "São administrações completamente separadas", garante. Depois de uma estratégia agressiva em leilões de geração, o grupo brasileiro teve de vender ativos e devolver usinas à União.

 Em rodovias, os negócios contam com a ajuda de recursos oriundos de contratos com taxa interna de retorno (TIR) de projeto de 21,38% reais ao ano. Hoje, os projetos federais são bem menos rentáveis, com taxas de 7,5%. Em 2012, o faturamento das quatro concessões com participação da AB superou R$ 1 bilhão - segundo balanço global da Atlantia. Autor(es): Por Fábio Pupo | De São Paulo Valor Econômico
Fonte: clippingmp 15/07/2013

16 julho 2013



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