12 dezembro 2011

'Querem nos adquirir, mas vamos comprar'

No mesmo dia em que o Governo Federal anunciou a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da linha branca, geladeiras, fogões e máquinas de lavar já tiveram preços reduzidos em até 10% na rede Cybelar, com 94 lojas no interior de São Paulo, conforme Ubirajara Pasquotto, presidente da empresa de Birigui (SP). 'Não havia porque perder tempo', diz o executivo, que espera vender 25% mais durante o período de redução (dezembro, janeiro, fevereiro e março). Assediada por outras redes, a Cybelar diz que fará aquisições em 2011.

O varejo fez o repasse do desconto do IPI mais rápido desta vez?
Sim. Em 2009, o varejo levou até 20 dias para entender a regra do desconto do IPI. Agora, todo mundo já sabia como fazer. A diferença de preço é grande. Para geladeira, por exemplo, o imposto cai de 15% para 5%. O desconto no preço é de 8%. Mas arredondamos para 10%.

Que consumidor compra agora?
É aquele que estava em dúvida se fechava negócio ou não. Depois dele, vêm os que não estavam pensando em trocar geladeira ou máquina de lavar. A pessoa vê que o refrigerador está velho e pensa que é uma boa aproveitar a oportunidade.

Como foi 2011 para a Cybelar?
Vendemos 17% mais que os R$ 400 milhões de 2010. A meta era 25% a mais. Queríamos ter aberto 18 lojas, mas inauguramos nove. O problema não foi o consumidor. Foi a especulação imobiliária. Não conseguimos bons lugares a preços justos.

Quais os planos para 2012?
Vamos abrir o site de vendas e temos projeto de adquirir redes rivais. Somos assediados por empresas que querem nos comprar, nosso plano não é de venda. É de compra. Queremos adquirir.
Fonte: estadao12/12/2011

12 dezembro 2011



0 comentários: