05 setembro 2018

Latam decide fechar capital da Multiplus e oferece R$ 27,22 por ação em OPA

Diante das dificuldades enfrentadas por programas de fidelidade, companhia aérea não vai renovar contrato com operadora

A TAM Linhas Aéreas, subsidiária integral da Latam Airlines, decidiu não renovar o contrato com a operadora de programas de fidelidade Multiplus e fechar o capital da empresa, diante das dificuldades enfrentadas por programas de fidelidade, informou a Multiplus nesta quarta-feira em fato relevante.

A Multiplus disse que recebeu comunicado da TAM, que detém cerca de 73 por cento da empresa, informando que pretende realizar uma oferta pública de aquisição de ações ordinárias para cancelamento do registro de companhia aberta da Multiplus e a saída do Novo Mercado.

Na carta à Multiplus, a TAM disse que atribui valor de 27,22 reais por ação na OPA, equivalente ao preço médio ponderado dos últimos 90 pregões e ajustado por dividendos, com prêmio de 11,6 por cento sobre o valor de fechamento na terça-feira, de 24,4 reais.

Segundo a Latam, pelo preço proposto, a aquisição total dos 27,3 por cento do capital social da Multiplus em circulação de mercado custará cerca de 1,2 bilhão de reais.

Nesta manhã, as ações da Multiplus chegaram a subir mais de 9 por cento, para 26,69 reais, repercutindo o anúncio. Às 10:47, as ações da Multiplus subiam 6,6 por cento, a 26,01, enquanto o Ibovespa tinha variação positiva de 0,15 por cento. .

A Latam Airlines disse que, apesar dos esforços coordenados com a Latam Airlines Brasil e a Multiplus, não foi possível reforçar a liderança da Multiplus no competitivo mercado brasileiro de pontos de fidelidade.

"Apesar de vários aditivos ao contrato que buscaram restabelecer a competitividade (incluindo, mais recentemente este ano, reduções médias de 5 por cento nos preços domésticos de passagens e de 2 por cento nos preços dos tickets internacionais oferecidos à Multiplus), a participação de mercado da Multiplus continuou sem evoluir", disse a Latam em comunicado, acrescentando que não pretende renovar ou prorrogar o contrato após 31 de dezembro de 2024.

Desde a associação dos negócios entre a chilena LAN e a TAM, em 2012, as afliadas da Latam Airlines Group tem operado dois programas de passageiro frequente separados e distintos.

A Multiplus opera o programa de fidelidade herdado da TAM, o Latam Fidelidade, enquanto o programa Latam Pass, sucessor do programa da Lan Pass da LAN, é o principal programa de passageiros frequentes na maioria dos mercados de língua espanhola da Latam.

Em maio, a Multiplus fechou com a Latam um acordo de internacionalização garantido a ela exclusividade do programa de milhagem para o Brasil, Paraguai, América do Norte e Europa. Já a Latam Pass ficou com o direito de atuar exclusivamente no Chile, Argentina, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Bolívia, países da América Central e nos demais países e regiões não atendidos pela Multiplus.

IncorporaçãoA data para o lançamento da oferta de aquisição das ações em mercado da Multiplus está sujeita à aprovação prévia da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) da documentação regulatória necessária e a Latam informou que pretende protocolar a documentação até o início de outubro.

Após a conclusão da OPA, a Latam pretende incorporar a Multiplus "no prazo mais breve possível após concluir o processo de exclusão de registro"."A aquisição da Multiplus e sua total integração à rede da Latam, juntamente com o Latam Pass..., criarão o que a Latam estima ser o quarto maior programa de passageiro frequente e de fidelidade do mundo (medido pela quantidade de clientes) e consolidará o relacionamento do Grupo Latam com os 21,1 milhões de clientes na Multiplus", disse a Latam em comunicado.Segundo a empresa, os pontos dos clientes da Multiplus e benefícios de resgate permanecerão intactos.

A Latam afirmou ainda que a decisão "é consistente com as transações recentes no setor e com a estratégia de modelos in-house de negócios de passageiros frequentes das maiores companhias aéreas globais". Leia mais em dci 05/09/2018
=====

MULTIPLUS S.A. FATO RELEVANTE

A Multiplus S.A. (B3: MPLU3) (“Companhia”), em atendimento ao disposto na Lei no 6.404/76 e na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) no 358, de 03 de janeiro de 2002, conforme alteradas, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu nesta data correspondência de TAM Linhas Aéreas S.A. endereçada ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva da Companhia informando que (i) não pretende prorrogar ou renovar o Contrato Operacional firmado com a Companhia e descrito no item 16.4 do Formulário de Referência da Companhia, e (ii) pretende realizar uma Oferta Pública Unificada de Aquisição de Ações Ordinárias de Emissão da Companhia para fins de Cancelamento de Registro de Companhia Aberta e Saída do Novo Mercado (“Oferta” e “Correspondência”).

A realização da Oferta está sujeita às demais condições descritas na Correspondência, cujo inteiro teor encontra-se anexo a este fato relevante.

A Companhia manterá o mercado e seus acionistas informados acerca dos assuntos objeto deste fato relevante. Este fato relevante é de caráter exclusivamente informativo e não constitui uma oferta de aquisição de valores mobiliários.
Barueri, 04 de setembro de 2018. RONALD DOMINGUES Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Leia mais em múltiplas 05/09/2018



05 setembro 2018



0 comentários: